O ALUNO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: identidade, desafios e perspectivas

Autores

  • Rita Tatiana Cardoso Erbs Universidade Federal de Catalão, na Unidade Acadêmica de Educação e Diretora Pro Tempore de Ensino
  • Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho Universidade federal de Uberlândia
  • Lorena Láisse Silva Avelar Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente artigo visa compreender as perspectivas dos alunos que buscam a pós-graduação stricto sensu no contexto atual, bem como discutir as performances das universidades públicas e privadas para se manterem na sociedade em que o livre mercado ganha notoriedade a cada dia que passa. Em suma, podemos adiantar que tanto os alunos quanto as universidades vivenciam um período de uma acentuada economia neoliberal, situação que tende a promover inúmeras incertezas na população em geral. Com isso, algumas pessoas, após a conclusão do ensino superior ao visarem novas oportunidades, precisam dedicar a continuidade dos estudos em instituição ora pública ora privada. Essa escolha decorre, inclusive pela condição econômica do alunado, por possibilidades de relacionar o trabalho cotidiano com a pós-graduação e a proximidade com o local onde vive. Portanto, para compreender essas pluralidades de perspectivas entre a relação da instituição e os seus adeptos, recorremos a um levantamento bibliográfico assente na área da Educação e das Ciências Sociais aliadas às metodologias: observação participante e as entrevistas semiestruturadas, visando uma pesquisa qualitativa.

Palavras-chave: Universidade. Alunos. Desafios. Perspectivas.

Biografia do Autor

Rita Tatiana Cardoso Erbs, Universidade Federal de Catalão, na Unidade Acadêmica de Educação e Diretora Pro Tempore de Ensino

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Foi professora da Universidade de Caxias do Sul (2001-2009). Tem experiência na área de Educação, Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho com ênfase em pesquisa qualitativa, análise de conteúdo e histórias de vida, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, elaboração de material didático,formação de professores, avaliação, infância juventude, psicologia cognitivo comportamental, saúde mental e trabalho. Trabalhou como Técnica em Educação no Núcleo de Educação a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul - SENAI-RS. No ano de 2008 trocou a forma de relacionamento profissional com o SENAI-RS, passou a ser consultora externa na autoria organização e adequação pedagógica de textos didáticos na área de Legislação Trabalhista, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Borracha. Em fevereiro de 2008 iniciou um trabalho em parceria com a Copesul/BrasKem sobre fatores psicossociais, trabalho que fundamentou a sua tese de doutorado. Em janeiro de 2010 defendeu a Tese: O Líder Educador: uma proposta de aprendizagem para a indústria petroquímica. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em dezembro de 2010 ingressou no Programa Nacional de Pós-Doutoramento pelo grupo de pesquisa coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão, integrado ao Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul. Com o de Pós-Doutoramento iniciou os estudos sobre psicologia budista sob orientação do Lama Padma Samten para desenvolvimento do projeto: A Sabedoria dos Budas e a (Trans)formação de educadores para uma cultura de paz. Em dezembro de 2012 finalizou o pós-doutorado, com entrega do relatório final. Em 2014 elaborou o material didático para o curso de Fundamentos Norteadores da Prática Docente e realizou a tutoria da primeira edição do curso em EAD para docentes SENAI de todo o Brasil. Em junho de 2015 foi nomeada professora efetiva da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, para a disciplina de Psicologia da Educação I e II. Atualmente é professora da Universidade Federal de Catalão, na Unidade Acadêmica de Educação e Diretora Pro Tempore de Ensino. https://orcid.org/0000-0002-6274-1678

Eloane Aparecida Rodrigues Carvalho, Universidade federal de Uberlândia

Doutoranda na Universidade federal de Uberlândia

Lorena Láisse Silva Avelar, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Educação Universidade Federal de Goiás

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Publicado

08-07-2021

Como Citar

TATIANA CARDOSO ERBS, R.; APARECIDA RODRIGUES CARVALHO, E. .; LÁISSE SILVA AVELAR, L. O ALUNO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: identidade, desafios e perspectivas. Espaço em Revista, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 220–234, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/69591. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES