VIAGEM FORMATIVA: o caminhar pela paisagem urbana como prática gnosiológica no contexto da educação na cidade
FORMATIVE TRAVEL: walking by the urban landscape as a gnosiologic pratice in context of education in the city
Resumo
Este artigo apresenta um recorte das investigações elaboradas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) sediado no Instituto Federal do Espírito Santo. Por meio de pesquisa bibliográfica, busca responder à seguinte questão: como a arte e a filosofia podem nos ajudar a compreender aspectos formativos que a cidade pode promover? Para tanto, enfatiza os percursos de análise da cidade in loco, chamados de “viagens formativas”, ao pressupor que o caminhar é uma prática estética e gnosiológica. Parte da ideia de que a trajetória da filosofia e da história da arte pode dar pistas sobre como o ser humano, na medida que tomou o caminhar como prática gnosiológica e estética, passou a pensar e a agir sobre a cidade de modo mais crítico e sensível. Recorre a tais áreas do conhecimento e ideias como modo de fortalecer o que concebe como Educação na Cidade.