VIAGEM FORMATIVA: o caminhar pela paisagem urbana como prática gnosiológica no contexto da educação na cidade

FORMATIVE TRAVEL: walking by the urban landscape as a gnosiologic pratice in context of education in the city

Autores

  • Priscila de Souza Chisté Leite Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sandra Soares Della Fonte Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo apresenta um recorte das investigações elaboradas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) sediado no Instituto Federal do Espírito Santo. Por meio de pesquisa bibliográfica, busca responder à seguinte questão: como a arte e a filosofia podem nos ajudar a compreender aspectos formativos que a cidade pode promover? Para tanto, enfatiza os percursos de análise da cidade in loco, chamados de “viagens formativas”, ao pressupor que o caminhar é uma prática estética e gnosiológica. Parte da ideia de que a trajetória da filosofia e da história da arte pode dar pistas sobre como o ser humano, na medida que tomou o caminhar como prática gnosiológica e estética, passou a pensar e a agir sobre a cidade de modo mais crítico e sensível. Recorre a tais áreas do conhecimento e ideias como modo de fortalecer o que concebe como Educação na Cidade.

Biografia do Autor

Sandra Soares Della Fonte, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Filosofia e em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Possui mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora da Ufes, atua no Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades (Ifes) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes.

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

DE SOUZA CHISTÉ LEITE, P.; SOARES DELLA FONTE, S. VIAGEM FORMATIVA: o caminhar pela paisagem urbana como prática gnosiológica no contexto da educação na cidade: FORMATIVE TRAVEL: walking by the urban landscape as a gnosiologic pratice in context of education in the city. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 826–847, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/69522. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA IV - Abordagens sócio-lírico-culturais da paisagem