O ESTUDO DA PAISAGEM EM GEOGRAFIA: algumas potencialidades

THE STUDY OF LANDSCAPE IN GEOGRAPHY: some potentialities

Autores

  • Elias Antonio Batista Santos Campus Vitória da Conquista (UESB)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo listar algumas potencialidades que o estudo sobre a paisagem oferece. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura. Inicialmente buscou-se fazer uma retrospectiva histórica da construção do conceito para que, em seguida, o propósito inicial fosse devidamente tratado, em que uma série de abordagens foram brevemente expostas e exemplificadas, as quais são: a invisibilidade de agentes e práticas; a paisagem como condicionante para a aceitação de uma dada realidade; a paisagem como espelho da civilização, e tipos ideais de paisagem. O propósito se sintetiza em fomentar caminhos – ou relembrá-los – para o estudo desta categoria.

Biografia do Autor

Elias Antonio Batista Santos, Campus Vitória da Conquista (UESB)

Graduando em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É formado em Teologia (curso livre) pelo Instituto Teológico Quadrangular (2019).

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

ANTONIO BATISTA SANTOS, E. O ESTUDO DA PAISAGEM EM GEOGRAFIA: algumas potencialidades: THE STUDY OF LANDSCAPE IN GEOGRAPHY: some potentialities. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 109–121, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/68837. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA I - Estudo da paisagem: teoria, epistemologias e ensino