CARTOGRAFIA DE PAISAGENS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PARAÍSO – JATAÍ (GO)

CARTOGRAPHY OF LANDSCAPE OF THE RIBEIRAO PARAISO RIVER BASIN - JATAÍ (GO)

Autores

  • Cristina Silva de Oliveira Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Adalto Moreira Braz Grupo de Pesquisa em Geossistemas e Paisagem (PAISAGEO) https://orcid.org/0000-0002-6376-6965
  • Lucas Costa de Souza Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

No contexto do fortalecimento e expansão da fronteira agrícola no centro-oeste brasileiro, observa-se uma polarização bem marcada na paisagem entre as atividades agropecuárias intensivas, modificadoras substancialmente da estrutura e processos dos geossistemas, e entre as áreas residuais de cerrado que ainda resistem conservadas na forma de fragmentos, averbados como reservas legais, áreas de preservação permanente, reservas particulares e outras áreas residuais não registradas. Nesse contexto, o presente trabalho, através do conceito de geossistema e de suas categorias de análise, busca efetuar um mapeamento de unidades de paisagem objetivando produzir um material de síntese da área em estudo que possa subsidiar futuras políticas de ordenamento territorial/ambiental. Busca-se ratificar a necessidade do estabelecimento de um uso ordenamento dos bens e recursos naturais voltado para manutenção da geodiversidade e biodiversidade. Para alcançar o objetivo proposto foram elaborados mapas temáticos e posteriormente efetuado cruzamento de classes para obtenção das unidades/síntese, utilizando-se para tanto, ferramentas de análise espacial disponíveis nos Sistemas de Informação Geográfica. Os resultados permitiram a distinção de vinte e duas unidades de paisagens, especializadas e caracterizadas em função dos elementos constituintes da paisagem.

Biografia do Autor

Cristina Silva de Oliveira, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Geógrafa e Mestre em Geografia (UFJF)

Doutora em Geografia (UNESP)

Geógrafa da Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Adalto Moreira Braz, Grupo de Pesquisa em Geossistemas e Paisagem (PAISAGEO)

​Doutor em Geografia (UFG);

Geógrafo e Mestre em Geografia (UFMS);

Grupos de Pesquisa - Geossistemas e Paisagem (UFPE), Geoecologia das Paisagens do Cerrado (UFG) e Diretrizes de Gestão Ambiental com Uso de Geotecnologias (UFMS).

Lucas Costa de Souza Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Geógrafo, Mestre e Doutor em Geografia (UFPE)

Coordenador do Grupo de Pesquisa Geossistemas e Paisagem (PAISAGEO).

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Geográficas (DCG/UFPE).

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

SILVA DE OLIVEIRA, C.; MOREIRA BRAZ, A.; COSTA DE SOUZA CAVALCANTI, L. CARTOGRAFIA DE PAISAGENS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PARAÍSO – JATAÍ (GO): CARTOGRAPHY OF LANDSCAPE OF THE RIBEIRAO PARAISO RIVER BASIN - JATAÍ (GO). Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 453–471, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/68713. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA III - Estudos da paisagem física do Brasil e de Portugal