UMA LEITURA SOBRE A PAISAGEM DOS VINHEDOS: o caso do Douro em Portugal, da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha no Brasil

A READING ON THE VINEYARD LANDSCAPE: the case of the Douro in Portugal, of the Serra Gaúcha and Campanha Gaúcha in Brazil

Autores

  • Vanessa Manfio Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Resumo

A paisagem é um feixe de luz, a essência de uma construção nítida da natureza e sociedade que é visível e percebível. Especialmente, a paisagem formada pelos elementos caracterizados da vinha e do vinho e articulados com outros aspectos regionais confere arte e vida a muitos espaços mundiais. Cada um destes é um conjunto de formas, memórias e sabores percebidos, por diferentes observadores. Pensando nisso, este artigo buscou descrever e analisar a paisagem vitícola de três regiões, onde a vitivinicultura é uma marca socioespacial: O Douro, a Serra Gaúcha e a Campanha Gaúcha. Para isto, utilizou-se o método descritivo e como recursos metodológicos: a análise da paisagem, a revisão de literatura, o trabalho de campo e a coleta de dados. Espera-se que este trabalho venha fortalecer a leitura sobre as paisagens vitícolas, sobre a Geografia do vinho em solo brasileiro.

Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Licenciada, Mestre em Geografia pela UFSM e Doutora em Geografia  pela UFRGS, com um período de intercâmbio na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro em Portugal. Atualmente, membro do Núcleo de Estudos Agrários (NEAG-UFRGS). 

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

MANFIO, V. UMA LEITURA SOBRE A PAISAGEM DOS VINHEDOS: o caso do Douro em Portugal, da Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha no Brasil: A READING ON THE VINEYARD LANDSCAPE: the case of the Douro in Portugal, of the Serra Gaúcha and Campanha Gaúcha in Brazil. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 532–555, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/68683. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA III - Estudos da paisagem física do Brasil e de Portugal