AS REPRESENTAÇÕES DAS PAISAGENS BRASILEIRAS NO PARTIR DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

THE REPRESENTATIONS OF BRAZILIAN LANDSCAPES IN THE FROM THE LETTER OF PERO VAZ DE CAMINHA

Autores

  • Miguel José Sardica Garcia Castro Instituto Politécnico de Portalegre. Portugal - Centro de Estudos Geográficos e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra

Resumo

Literatura e Geografia estão inevitavelmente ligadas. Toda a ação é sustentada por um suporte físico, portanto geográfico. Mas a Geografia é também literatura. Quase todos os viajantes e pensadores têm registado, por escrito, de forma significativamente precisa, as suas impressões e interpretações das paisagens. De Homero, Erastóstenes e Humboldt, ao geógrafo português Orlando Ribeiro, o naturalista brasileiro August Saint-Hilarie, passando por Xuanzang, Battuta ou Marco Polo, todos descreveram as paisagens nas suas diversidades humana e natural, transformada ou intocada. O Brasil, um país continental, com quase 84% da área da Europa, é uma realidade tão diversa, que está muito além do âmbito desta pequena comunicação; porém, vamos apresentar a nossa versão da paisagem pelos olhos impressionistas de Pero Vaz de Caminha. Extraímos da sua carta as informações geográficas que consideramos mais relevantes e escrevemos a nossa carta pessoal, a partir da leitura do texto, com a linguagem do século XXI, mas tentando manter certas expressões e a estrutura de alguns trechos da carta original. Não é uma interpretação histórica, nem científica; é um olhar para uma nova paisagem, pela primeira vez vista por um viajante.

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

CASTRO, M. J. S. G. . AS REPRESENTAÇÕES DAS PAISAGENS BRASILEIRAS NO PARTIR DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA: THE REPRESENTATIONS OF BRAZILIAN LANDSCAPES IN THE FROM THE LETTER OF PERO VAZ DE CAMINHA. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 737–754, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/68599. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA IV - Abordagens sócio-lírico-culturais da paisagem