A PAISAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO

THE LANDSCAPE AS A PEDAGOGICAL RESOURCE IN THE DEVELOPMENT OF CRITICAL THINKING

Autores

  • Miguel Castro Instituto Politécnico de Portalegre. Portugal

Resumo

Nunca, na história humana, a velocidade da mudança foi tão rápida; incerteza e imprevisibilidade, em futuros contextos profissionais, e sociais estão a tornar-se menos claras. A educação está numa encruzilhada, no que diz respeito às propostas de aprendizagem, o que pode permitir que os alunos vivam num contexto volátil permanente. Para isso, as organizações educacionais mundiais insistem na necessidade de que o discente não se concentre apenas no domínio cognitivo, mas inclua capacidades sociais e desenvolva o pensamento crítico e a criatividade. Mesmo diante da imprevisibilidade, sabemos que mais ou menos transformada a paisagem é um recurso sempre presente. Propomos a sua observação, a fim de estimular o pensamento crítico em crianças e jovens. A atitude em relação à realidade deve ser questionadora e proativa; desse modo, confrontar a criança com a paisagem, perguntar coisas a respeito da mesma e propor intervenções no espaço, não apenas desenvolve aspetos geográficos, mas também uma postura crítica. Alguns dados sobre uma experiência realizada em jardins de infância enfatizam e reforçam a assertividade e o potencial didático da paisagem para a formação integral das crianças.

Biografia do Autor

Miguel Castro, Instituto Politécnico de Portalegre. Portugal

Instituto Politécnico de Portalegre. Portugal. Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – Un. Coimbra

Downloads

Publicado

14.03.2022

Como Citar

CASTRO, M. A PAISAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO: THE LANDSCAPE AS A PEDAGOGICAL RESOURCE IN THE DEVELOPMENT OF CRITICAL THINKING. Espaço em Revista, Goiânia, v. 24, n. 1, p. 40–59, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/68598. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

SUBTEMA I - Estudo da paisagem: teoria, epistemologias e ensino