O USO DE MAPAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma experiência de projetos de Estágio Supervisionado do Curso de Geografia – UFT/Araguaína

Autores

  • Artur de Araújo Rocha Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína
  • Martinha Dias da Silva Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína
  • Marcelo Venâncio Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5216/er.v22i2.68590

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Investigativo, na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira, no município de Araguaína, estado do Tocantins. O projeto denominado “O uso de mapas como recurso didático na Educação Básica” buscou proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental conhecimentos práticos relacionados à área da cartografia, de modo que puderam entender o espaço e o contexto social nos quais estão inseridos. Pretendemos, dessa forma, mostrar que o desenvolvimento do referido projeto despertou o entusiasmo dos estudantes, além de ampliar a compreensão espacial. O texto está assentado nas discussões teóricas concernentes à temática e nas atividades desenvolvidas na escola campo.

Palavras-chave: Estágio Investigativo. Alfabetização cartográfica. Ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Artur de Araújo Rocha, Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína

Graduando do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína

Martinha Dias da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína

Graduanda do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína

Marcelo Venâncio, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins e doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

17-04-2021 — Atualizado em 17-04-2021

Versões

Como Citar

ROCHA, A. de A.; SILVA, M. D. da; VENÂNCIO, M. O USO DE MAPAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma experiência de projetos de Estágio Supervisionado do Curso de Geografia – UFT/Araguaína. Espaço em Revista, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 190–204, 2021. DOI: 10.5216/er.v22i2.68590. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/68590. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES