A LUDICIDADE NAS AULAS DE GEOGRAFIA: experiências e vivências no PIBID de Geografia, em Catalão (GO)

Autores

  • Leonoura Katarina Santos Universidade Federal de Catalão
  • Odelfa Rosa Universidade Federal de Catalão

Resumo

A presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a mediação didática significativa por meio do uso metodológico de recursos lúdicos-pedagógicos incorporados ao Ensino de Geografia. Realizado a partir de resultados adquiridos como parte do subprojeto do PIBID de Geografia: Metendo as mãos nas estratégias de ensino de Geografia, ao qual foi realizado no Colégio Estadual Maria das Dores Campos, com os alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia ocorreu de forma qualitativa e quantitativa, sendo realizada a partir da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram elaborados jogos, músicas, e demais atividades lúdico-pedagógicas que serão apresentadas neste trabalho. Todas as atividades obtiveram resultados satisfatórios, demostrando as contribuições significativas do uso dos recursos lúdicos.  Ressaltando que tais metodologias deixam os alunos livres para dialogar, construir, descontruir e acima de tudo apreender brincando, propiciando novos nuances, ressignificando o Ensino de Geografia.

Biografia do Autor

Leonoura Katarina Santos, Universidade Federal de Catalão

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia, UFCAT

Odelfa Rosa, Universidade Federal de Catalão

Professora Doutora da Unidade Acadêmica Especial Instituto de Geografia, UFCAT

Downloads

Publicado

23.11.2021

Como Citar

SANTOS, L. K.; ROSA, O. A LUDICIDADE NAS AULAS DE GEOGRAFIA: experiências e vivências no PIBID de Geografia, em Catalão (GO). Espaço em Revista, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 123–148, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/espaco/article/view/67619. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES