TRÂNSITO E EDUCAÇÃO: conceitos e práticas desenvolvidas com alunos do ensino básico em Ituiutaba (MG) no ano de 2018
DOI:
https://doi.org/10.5216/er.v21i1.60491Resumo
O trânsito é visível as percepções humanas, devido a isso torna-se essencial uma preocupação com relação as ocorrências diárias que ocorrem em todo o país. Várias razões podem estimular um acidente de trânsito, como exemplo, imprudência do condutor, falta de conhecimento sobre as leis de trânsito, direção perigosa, bem como outras associações. Diante o caso, faz se necessário uma intensificação maior sobre o assunto, inclusive aplicando a comunidade tijucana ao qual foi o alvo da pesquisa, transformando a carência de informação em um alerta, consequentemente passando o aprendizado ao próximo. Neste sentido, o objetivo central desta investigação foi apresentar experiências obtidas com os alunos da escola CAIC (Centro de Atendimento Integrado a Comunidade) em Ituiutaba-MG, referente aos assuntos corriqueiros sobre trânsito e educação, com o propósito estabelecer um diálogo mais lúdico fortalecendo a importância comportamentos coerentes frente as situações que são vivenciadas cotidianamente no trânsito. Os processos metodológicos que guiaram esta pesquisa foram divididos em algumas etapas: a) Revisão Bibliográfica; b) Coleta de dados; c) Reambulação na escola; d) Amostra do projeto na UFU (Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal) e redação final. Vale ressaltar, que os resultados atraídos foram notórios, graças a colaboração dos envolvidos enfatizando importantes aspectos sobre educação no trânsito, bem como o estabelecimento de diálogo e conscientização por parte dos alunos do ensino fundamental em relação a temática discutida, de forma que ações eficazes de segurança possam ser realmente aplicadas em seu dia a dia, de maneira funcional e consciente.
Palavras-chave: Trânsito. Educação. Conscientização.