EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER NA ESCOLA:

REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS NAS PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS

Autores

  • Francisco Irapuan Ribeiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Antonio Francisco Mouta Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA Sobral
  • Aldemir Ferreira de Sousa Filho Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5216/emb.v19i1.59072

Resumo

Objetivo: refletir sobre as bases conceituais da relação Educação Física e Lazer na Escola. Método: pesquisa sistêmica baseando-se em Sampaio e Mancine, (2007). Uma busca foi realizada na base de dados EBSCO - Elton Bryson Stephens Company, a partir do termo “educação física e lazer na escola” permitiu analisar as principais produções sobre a temática. Resultado: as experiências de lazer na escola tem contribuição, mas os escolares precisam também ter acesso a equipamentos de esporte e lazer, em outros espaços. Conclusão: a prática de lazer, associada a outras estratégias, contribui para o sucesso no processo educacional.

Biografia do Autor

Francisco Irapuan Ribeiro, Universidade do Estado do Amazonas

Professor temporário na Universidade do Estado do Amazonas, está cursando doutorado em Ócio e Desnvolvimento na Universidade de Duesto possui Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos (UECE), sob orientação do Prof. Dr. Anderson Pereira Portuguez, possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2007); possui especialização em Educação Física Escolar - Faculdades Evolução (2011); foi membro da Equipe colaboradora - EC 20-PST/SNELIS, Ministério do Esporte entre 2009 e 2014; É autor do livro: Terminologia prática para o acadêmico de Educação Física.

Antonio Francisco Mouta Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA Sobral

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, Especializando em Fisiologia do Exercício e Biomecânica do Movimento e também em Educação Física Escolar.

Aldemir Ferreira de Sousa Filho, Universidade Federal do Amazonas

Pós-graduação em Gestão de Projetos e Formação Docente (UEA, Manaus/AM - Em andamento); Pós-graduação em Musculação e Treinamento de Força (Faculdade Evolução, Fortaleza/CE - Em andamento); Licenciatura em Educação Física (UFAM, Manaus/AM - Em andamento); Bacharelado em Educação Física (UVA, Sobral/CE - 2017); Atuou como Monitor do Laboratório de Fisiologia do Esforço - LAFESF (UVA, Sobral/CE - 2016); Atuou como Monitor do Laboratório de Anatomia Virtual (UVA, Sobral/CE - 2015). Atuou como Monitor do Projeto de Extensão Natação Escolar: do lúdico ao técnico (UVA, Sobral/ - 2016); Atuou como Monitor do Projeto de Extensão Metodologia do Ensino da Dança Clássica e Contemporânea (UVA, Sobral/ - 2016).

Publicado

2022-03-30