UM OLHAR SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: COMPREENSÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR QUE ABORDE AS DIFERENÇAS

Autores

  • Fabiane Freire França Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão
  • Paula Vidal dos Santos Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão

Resumo

O presente artigo tem por objetivo evidenciar a proposta de uma gestão escolar que compreenda as representações de gênero produzidas no espaço escolar como uma maneira de reconhecer as diferenças. Esta produção foi balizada pela prática do Estagio Supervisionado do 4° ano de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão durante o período de 2012. O estágio foi realizado em uma Escola Municipal com a participação de funcionários/as. Em vista disso, buscou-se responder a seguinte problemática: Como a prática da gestão escolar pode promover ações voltadas às questões de gênero e sexualidade na escola? Para tanto, foi desenvolvido um projeto de extensão que visou promover discussões sobre gênero, diferença, diversidade e direitos humanos no espaço escolar.

Biografia do Autor

Fabiane Freire França, Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Mestra em Educação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Professora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

Paula Vidal dos Santos, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Campo Mourão. Foi bolsista da Fundação Araucária

Downloads

Publicado

30-03-2014