JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS: PENSANDO AS IDENTIDADES EM CONTEXTOS DE DEMOCRACIA E CIDADANIA

Autores

  • Luciana de Oliveira Dias Universidade Federal de Goiás
  • Daniela Maroja Ribeiro Universidade Federal de Goiás

Resumo

No presente texto são discutidas noções de justiça e de direitos humanos a partir das concepções de reconhecimento, representatividade e redistribuição. Democracia e cidadania são abordadas buscando-se um aprofundamento conceitual das mesmas e discutindo-se sobre uma efetivação de direitos daqueles que precisam de identidade. Um desdobramento reflexivo é alcançado pela apreensão teórica e analítica das identidades como construtos socioculturais responsáveis pela definição de um ser que demanda por reconhecimento das diferenças e por políticas redistributivas. Sujeitos constroem suas identidades enunciando e/ou performatizando pertencimentos que evidenciam marcadores sociais habilitados à análise e reflexões e que, ao mesmo tempo, os insere na sociedade como portadores de direitos.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília – UnB. Professora da Faculdade de Letras e do Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás

Daniela Maroja Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Direito pela PUC/GO (2012/1). Mestranda do Programa Interdisciplinar do Mestrado em Direitos Humanos - PPGDH/UFG (2012/2-2014/2) e bolsista da CAPES (Bolsa de Demanda Social). Integrante do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, da UFG.

Downloads

Publicado

30-03-2014