Anúncios

Edição Atual

v. 19 n. 1 (2022): CINEMA E RECLUSÃO SOCIAL
					Visualizar v. 19 n. 1 (2022): CINEMA E RECLUSÃO SOCIAL

CINEMA E RECLUSÃO SOCIAL

Paradoxalmente, com o agravamento da crise sanitária pandêmica no Brasil e no mundo, pudemos vislumbrar uma proliferação de filmes e documentários e aumentar nosso acesso a títulos que até então não teríamos contato. Inúmeros festivais de cinema ocorreram de maneira online e gratuita. Debates sobre filmes, sessões de cineclube, rodas de conversa, entre outros, foram disponibilizados nas redes sociais e nas plataformas de streaming. Por intermédio dos filmes, as estratégias didáticas de professores, reclusos pelo distanciamento social em suas aulas, utilizaram-se de filmes para que seus alunos tomassem contato com outra dimensão complementar às disciplinas e conteúdos curriculares.

As salas de cinema são lugares insubstituíveis por conta de seu universo mágico e experiência estética única, mas diante do obrigatório fechamento momentâneo e consequente silenciamento destas, fomos obrigados a nos resguardar e acessar o audiovisual por meio dos nossos próprios recursos, seja através do celular até as denominadas Smart TV.

A partir desse zeitgeist serão bem vindos artigos de pesquisadores, cineclubistas, professores, profissionais do audiovisual, etc, que tragam reflexões sobre os seguintes tópicos:

- Cinema e Educação

- Análise Fílmica

- Antropologia do Cinema

- Experiências com filmes de maneira virtual

- Festivais e mostras de cinema virtuais

- Análise crítica das plataformas de streaming

- Cinema de garagem

- Cineclubismo

Prof. Dr. Rogério Bianchi de Araújo

Unidade Acadêmica de História e Ciências Sociai - UFCAT

Publicado: 2022-01-03

Apresentação

Ver Todas as Edições