Anúncios
Edição Atual

CINEMA E RECLUSÃO SOCIAL
Paradoxalmente, com o agravamento da crise sanitária pandêmica no Brasil e no mundo, pudemos vislumbrar uma proliferação de filmes e documentários e aumentar nosso acesso a títulos que até então não teríamos contato. Inúmeros festivais de cinema ocorreram de maneira online e gratuita. Debates sobre filmes, sessões de cineclube, rodas de conversa, entre outros, foram disponibilizados nas redes sociais e nas plataformas de streaming. Por intermédio dos filmes, as estratégias didáticas de professores, reclusos pelo distanciamento social em suas aulas, utilizaram-se de filmes para que seus alunos tomassem contato com outra dimensão complementar às disciplinas e conteúdos curriculares.
As salas de cinema são lugares insubstituíveis por conta de seu universo mágico e experiência estética única, mas diante do obrigatório fechamento momentâneo e consequente silenciamento destas, fomos obrigados a nos resguardar e acessar o audiovisual por meio dos nossos próprios recursos, seja através do celular até as denominadas Smart TV.
A partir desse zeitgeist serão bem vindos artigos de pesquisadores, cineclubistas, professores, profissionais do audiovisual, etc, que tragam reflexões sobre os seguintes tópicos:
- Cinema e Educação
- Análise Fílmica
- Antropologia do Cinema
- Experiências com filmes de maneira virtual
- Festivais e mostras de cinema virtuais
- Análise crítica das plataformas de streaming
- Cinema de garagem
- Cineclubismo
Prof. Dr. Rogério Bianchi de Araújo
Unidade Acadêmica de História e Ciências Sociai - UFCAT
Expediente
Apresentação
Dossiê
Artigos