https://revistas.ufg.br/ci/issue/feedComunicação & Informação2024-09-27T08:41:08-03:00Prof. Dr. Douglas Farias Cordeirorevista.ppgcom@ufg.brOpen Journal Systems<p>A Comunicação & Informação abrange várias temáticas, como mídia e processos culturais, cidadania, informação, novas tecnologias, poder e sociedade, estudos interdisciplinares, comunicação e divulgação científica, além de novas tendências da pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema, Audiovisual, Ciência da Informação e Gestão da Informação. Para mais informações, acesse <a href="https://www.revistas.ufg.br/ci/about" target="_blank" rel="noopener">Sobre a revista</a>.<br />- ISSN: 1415-5842<br />- Ano de criação: 1998<br />- Qualis: B2 (quadriênio 2017-2020)<br />- Revista vinculada ao <a href="https://ppgcom.fic.ufg.br/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG</a>.<br />- <a href="https://www.revistas.ufg.br/ci/about/contact" target="_blank" rel="noopener">Contato</a></p>https://revistas.ufg.br/ci/article/view/74624Organização comunicada e as produções de sentido sobre gestão da diversidade2024-04-08T05:49:22-03:00Roseane Andreloroseane.andrelo@unesp.brLeonardo Marquesleonardo.s.marques@unesp.br<p>O artigo tem como objetivo principal refletir sobre as relações entre a diversidade/diferença social no contexto organizacional, analisando a posição atribuída/ocupada pela comunicação quando se desenvolve um projeto de diversidade nas organizações. Para tanto, foi realizado um estudo de caso da Mezcla, uma consultoria em gestão da diversidade, com dois instrumentos: análise documental realizada no site da empresa, a partir da dimensão da “organização comunicada” (Baldissera, 2009), e entrevista em profundidade com uma de suas fundadoras. Entre os resultados encontrados, pondera-se que para desenvolver projetos de encontro entre alteridades nas organizações é necessário considerar a comunicação como estruturante nesse processo relacional e, a partir dela, se construir as ações e políticas, alterando a ordem das práticas atuais, nas quais a comunicação é acionada como uma ferramenta de apoio.</p>2024-05-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Comunicação & Informaçãohttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/78987Desinformação como política2024-08-10T07:50:00-03:00Carolina Dantas de Figueiredocarolina.figueiredo@ufpe.brOtávio Temóteo de Oliveira Netooliveira.otavio@discente.ufma.br<p>A comunicação e seus sistemas são expressão dos processos sociais, políticos e econômicos das sociedades. Em face disto, o presente artigo analisa a ocorrência de desinformação no perfil de Twitter (X) do presidente Jair Bolsonaro com base em uma coleta feita de janeiro a maio de 2020, utilizando-se a Teoria-Ator-Rede como referência. Chegou-se à conclusão, após a análise de mais de 40 postagens que, além de informações não validadas através de fontes e de diversas opiniões, utiliza-se <em>firehosing</em> com o objetivo de mobilizar a opinião pública em torno dos valores compartilhados pelo presidente e seus seguidores, num fenômeno conhecido por câmaras de eco. Mesmo tendo-se passado quatro anos desde a coleta, deve-se considerar que o tensionamento político, que levou à epidemia de desinformação a partir da campanha presidencial de Donald Trump em 2018 permanece igualmente presente no Brasil e no contexto global (tanto que Trump é pré-candidato ao cargo em 2024).</p>2024-08-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Comunicação & Informaçãohttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/79804Imagens que transbordam2024-07-25T03:52:15-03:00Rômulo Medeiros Pereiraromulomedeirosp@gmail.comEunice Simões Linseuniceslins@gmail.com<p>O objetivo do artigo consiste em desenvolver a análise do filme “Tão Sentindo um Cheiro de Queimado?”. Para tal empreitada, buscamos informações sobre uma cultura musical underground que surgiu na Paraíba em meados da década de 1980, realizando a pesquisa histórica no acervo do Arquivo Histórico Waldemar Duarte, localizado na biblioteca do Espaço Cultural em João Pessoa, PB. Nossa pesquisa é descritiva, documental e bibliográfica, oriunda do cruzamento de informações colhidas de periódicos, entrevistas e documentários fílmicos para desenvolver a coleta dos dados. Para a análise das imagens, nos apropriamos do conceito de “tribalismo” de Michel Maffesoli, da teoria do imaginário de Gilbert Durand e de outros conceitos, promovendo diálogos entre eles que nos ajudaram a pensar a representação que constitui o saber fílmico. Como resultado do estudo, buscamos um novo olhar, uma nova forma de enxergar, apreendendo no próprio filme imagens e falas que destacam o movimento, o dinamismo e a força de descolamento que as subjetividades punks e headbangers buscavam expressar, escapando da representação tanto do conhecimento cinematográfico quanto das falas dos cineastas.</p>2024-08-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Comunicação & Informaçãohttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/80087Manutenção da lealdade das audiências ativas2024-09-27T08:41:08-03:00Keyse Caldeira de Aquino Macedokeysecaldeira@gmail.comJosé Carlos Fernandeszeca@ufpr.br<p>Este artigo analisa as diretrizes da política de participação para a comunidade on-line de leitores de um dos maiores jornais do mundo (Molina, 2008), o norte-americano <em>The New York Times </em>(NYT). O foco da pesquisa é compreender como as políticas de participação definem estratégias para manter a lealdade das audiências ativas, diante da crise de confiança nas instituições jornalísticas. Optou-se pela abordagem teórico-metodológica da hermenêutica de profundidade de Thompson (2011), que se divide em três fases: análise do contexto sócio-histórico do objeto; análise de conteúdo; e de interpretação. A análise nos evidencia a trajetória do NYT no estímulo ao engajamento e lealdade dos leitores.</p>2024-11-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Comunicação & Informação