
Uma narrativa sobre a RTP 

A narrative on portuguese télévision RTP 

Maria Érica de Oliveira Lima 
Doutora em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo. Membro do Núcleo "Mídia 
Regional ao Global", sob a coordenação da profa. Anamaria Fadul, Umesp. 
E-maii: merical@uol.com.br 

Resumo 

Relato que apresenta a RTR grupo estatal português, numa narrativa conceituai construída a 
partir da "demissão em bloco da Directoria de Informação", novembro de 2004. Técnicas: Histórico-
descritiva e bibliográfica. 0 grupo RTP e sua relação com o poder, à imagem enquanto pauta na 
mídia portuguesa e a investigação por parte da Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) 
são alguns dos pontos abordados neste relato de pesquisa. Conclusões: maior conhecimento por 
parte do receptor, cidadão e contribuinte da RTP e o desfecho do caso por parte da AACS como 
exercício de uma democracia social e midiática. 
Palavras-chave: Mídia, Televisão, RTP, Diretoria de Informação, Portugal. 

Introdução 
Escrever um artigo sobre o grupo 

de mídia estatal português, RTP, não 
é tarefa fácil. Entender o contexto da 
mídia em Portugal, seu histórico, sua 
cultura de nascimento e suas 
influências políticas e econômicas, 
nos faz mergulhar num universo rico 
e ao mesmo tempo, complexo. 

Em Julho de 2004, por conta da 
bolsa concedida pelo Programa 
AlBan - Programa de Bolsa de Alto 
Nível da União Europeia para a 
América Latina - na condição de 
Doutorado Sandwich, na 
Universidade Fernando Pessoa, na 
cidade do Porto, sob a orientação do 
prof. Dr. Jorge Pedro Sousa foi 
possível atravessar o atlântico, 
participar de perto desta experiência 
e reflexão. Através da história, 
transformações, evolução, 
perspectivas futuras, podemos dizer 
que a mídia em Portugal» seja ela 
impressa, televisiva, radiofônica, 
publicitária, vem despertando, ao 
longo dos anos, uma aproximação 
entre os pesquisadores brasileiros, 
universidades e centros de pesquisa. 
Nossa primeira intenção é entender 
este país que pensamos ser tão 
próximo, mas por suas 

particularidades e complexidades, 
também nos é distante. 

Sob uma narrativa, tendo como 
pano de fundo a RTP e o caso da 
demissão em bloco dos jornalistas 
José Rodrigues dos Santos, Judite de 
Sousa, Miguel Barroso, Manuel da 
Costa e Maria José Nunes, logo após 
o resultado de um concurso interno 
para correspondentes no estrangeiro, 
a RTP teve sua imagem estampada 
nos principais órgãos de imprensa no 
país, desencadeando uma discussão 
sobre poder, política, serviço público 
e protecionismo. 
A Televisão em Portugal 

Enquanto muitos outros países -
Estados Unidos e Grã-Bretanha 
foram os precursores - avançaram 
nas tecnologias, Portugal, em plena 
ditadura, "caminhava" a passos 
lentos nesse fumo. Em 1953 o 
governo Salazar encarrega Francisco 
Bordado Machado, então 
responsável pelo Gabinete de Estudos 
e Ensaiofe da Emissora Nacional de 
elaborar um relatório, projeto, que 
conduzisse à instalação dé uma 
emissora de televisão no país 
(CÁDIMA, 1996, p.26). Emjulhode 
1954 é eonclpído este relatório, cujo 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 9 0 -102 - jan/jun. 2006. 

mailto:merical@uol.com.br


conteúdo visa além do caráter 
técnico, também econômico. A 
introdução da televisão em Portugal 
ainda iria caminhar a passos lentos. 
Somente no final de 1955 surge, 
então, a escritura dos estatutos da 
RTP-uma entidade que iria assumir, 
por decisão governamental, a 
concessão do serviço público de 
televisão. O grande detalhe: em 
exclusividade. Mas toda a estrutura 
da televisão pública seria 
acompanhada pelo poder Executivo, 
com regras muito bem definidas. 

O pesquisador Francisco Rui 
Cádima, da Universidade Nova de 
Lisboa, nos aponta que Marcello 
Caetano, na época, Ministro da 
Presidência, foi o responsável a 
vencer as resistências de Salazar à 
introdução da televisão em Portugal, 
pois ficou com a tarefa de conceber 
o edifício que deveria ocupar a RTP 
e a constituição da Sociedade, de 
capitais mistos, que iria compor toda 
a estrutura da emissora (CÁDIMA, 
1996, pp.27-26). 

Ainda a passos lentos, o projeto 
efetivo de uma televisão começou 
tomar forma em 1956. Em 1957 o 
governo autorizou a compra dos 
primeiros equipamentos e dos 
terrenos para a instalação da RTP. 
Segundo, Pedro Manuel Coelho, as 
primeiras emissões experimentais da 
RTP foram de 1956, na Feira 
Popular, Lisboa. A primeira ocorreu 
a 4 de setembro. Até final deste 
mesmo mês, a data em que cessa o 
primeiro bloco de emissões 
experimentais a partir da Feira 
Popular, foram produzidas 24 
transmissões, em cerca de 50 horas 
(2003, p. 46). Essa fase experimental 
foi retomada em 1956, 3 . de 
dezembro, já em estúdios, no Lumiar. 
Mas, como bem lembram os 
pesquisadores portugueses ém 
Comunicação, a televisão em 
Portugal se dá 30 anos após o início 
das emissões regulares da BBC de 

Londres. 
Contudo, somente em 1957, as 

emissões passam a ser regulares, mas 
precisamente, em 7 de março. 
Enquanto isso, segundo Coelho: 

Salazar, o presidente do 
Conselho, permanece divorciado 
do novo meio, Marcello Caetano, 
o ministro da Presidência e 
grande impulsionador da 
televisão, aproxima-se cada vez 
mais, aproveitando todas as 
virtualidades da televisão para 
estabelecer com a Nação uma 
'intimidade' cada vez mais forte 
(2003, p. 46). 

Como aponta o pesquisador Rui 
Cádima, Marcello Caetano, "grande 
adepto da personalização do poder", 
compreendeu, desde logo, a força do 
meio e da forma como essa força 
poderia ser utilizada, inclusive, por 
interesses contrários ao que o Estado 
pregava. O ministro da Presidência 
achava a televisão "fortemente 
corruptível e presa fácil de 
aventureiros e charlatões" 
(COELHO, 2003,p. 47) - confissão 
quô revela em 1977, três anos depois 
da queda da ditadura e 20 anos sobre 
o início das emissões regulares. 

Segundo Coelho, citando o 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 

91 



pesquisador Rui Cádima, o então 
ministro na época, Marcello Caetano 
afirmou que: 

Fui o primeiro membro do 
governo a utilizar a TV para 
expor o país, em Junho de 1957, 
problemas de interesse geral. 
Não oculto que segui os 
primeiros passos da 
Radiotelevisão Portuguesa com 
proíundo interesse e entusiasmo 
até. Não imaginava que, anos 
depois, como chefe do governo, 
ela me seria de tanta utilidade 
para o estabelecimento de uma 
corrente de comunicação entre 
mim e o povo português. Mas 
sabia, desde o início, que era um 
instrumento ideal para o 
governo se tornar popular ... se 
o merecesse (CÁDIMA, 1996, 
p. 35). 

A história em Portugal revela 
muito bem o conhecimento do então 
ministro Marcello Caetano com 
relação a TV. Em 7 de setembro de 
1968, após a "'queda' de Salazar 
da 'cadeira', na residência de Verão 
do Presidente do Conselho, no 
Estoril" (COELHO, 2003, p. 47), 
o então ministro o sucede, 
naturalmente, ao poder. E ao 
contrário do que pensava o 
antecessor — pois se dizia que não 
era bom orador, portanto, difícil 
manter uma comunicação com o 
país através da televisão — o 
Presidente Marcello Caetano não 
só utilizava a televisão para seus 
pronunciamentos, "diálogo cara a 
cara", como também colocou a 
televisão ao serviço do governo. 

A televisão em Portugal, sob o 
domínio do governo Marcello 
Caetano, vai tomando forma. O 
pesquisador Rui Cádima aponta 
que em 1969 é o ano "em que a 
informação televisiva se centrará 
na figura televisiva de Marcello 
Caetano". Começou o programa 
"Conversas em Família", cujo 

objetivo era fazer uso de todo o seu 
"saber comunicacional". 
Estabeleceu com o telespectador 
uma aliança, "pacto coloquial" 
apontando, a seguinte colocação na 
primeira transmissão: 

Pareceu-me conveniente que, 
sobretudo no período que 
estamos a viver, houvesse 
possibilidade de contactos 
freqüentes entre os que têm a 
responsabilidade do poder e o 
comum dos portugueses. (...) Os 
actuais meios de comunicação 
permitem conversar directamente 
com as pessoas, sem formalismos, 
sem solenidades, sempre que seja 
julgado oportuno ou necessário. 
É essa conversa em família que 
vou tentar estabelecer de vez em 
quando através da rádio e da 
televisão (CÁDIMA, 1996, 
213). 

Foi esse o panorama de 
nascimento e desenvolvimento da 
RTP. O grupo carrega esta marca 
histórica que vai contribuir para 
sua condição ao longo dos anos. 
Para entender a RTP 
Raio X do grupo estatal português 

Criação da holding Rádio e 
Televisão de Portugal SGPS. 
Para além das funções de holding 
(controlo e serviços de suporte), 
comuns a todo o grupo, a Rádio 
e Televisão de Portugal SGPS 
gere 4 áreas operacionais: 
Rádio e Televisão de Portugal 
(RTP) - RTP1, a dois, RTP-
Açores , RTP-Madei ra , RTP 
In te rnac iona l , RTP-Áfr ica , 
RTPN, RTP Memória. 
R a d i o d i f u s ã o P o r t u g u e s a 
(RDP) : Antena 1, Antena 2, 
Antena 3, RDP Internacional, 
RDP África, RDP Açores, RDP 
Madeira. 
RTP - Meios de Produção; 
MediaParque. 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 



Cenas do próximo capítulo 
Desde o dia 15 de novembro de 

2004 até 01 de dezembro de 2005 
foram dias tumultuados para o grupo 
de mídia RTP. A Direcção de 
Informação anunciou no dia 15/11 
um comunicado oficializando a 
demissão em bloco. A partir da 
divulgação, a notícia começou a 
circular e no dia seguinte tornou-se 
principal manchete nos jornais de 
Portugal. 

Em princípio da noite do próprio 
dia 15/11 foi confirmada pelo grupo 
de mídia RTP a demissão da 
Direcção, nas quais não foram dadas 
as justificativas para o sucedido. 

O comunicado foi subscrito por 
José Rodrigues dos Santos, Judite de 
Sousa, Miguel Barroso, Manuel da 
Costa e Maria José Nunes, toda a 
equipe de Direcção de Informação, 
que na época, afirmou que: "a 
decisão foi tomada na sequência de 
duas reuniões, mantidas...com o 
Conselho de Administração da 
empresa pública (GASPAR; 
BARROSO, 2004, p. 53). Também 
da equipe demissionária fazia parte 
o jornalista Carlos Daniel, que por 
exercer funções na redação da 
empresaj na cidade do Porto, não 
assinou o documento. Porém, em 
pronunciamento ao Jornal de 
Notícias (JN), disse que também 
tinha intenção de deixar a direção, 
por "solidariedade para com 
Rodrigues dos Santos". (GASPAR; 
BARROSO, 2004, p. 53). 

Ao que apurou, na época, o JN, 
a demissão se deu pelo desagrado do 
ex-diretor em relação ao processo de 
colocação de correspondentes no 
estrangeiro. Num comunicado lido no 
"Telejornal" da própria RTP, o 
Conselho de Administração (CA) 
mostrou-se "surpreendido com a 
demissão a surgir devido à simples 
discordância na colocação de um 
correspondente" (GASPAR; 

BARROSO, 2004, p. 53). 
A colocação do correspondente 

estrangeiro fez parte de um concurso 
realizado pela RTP para atribuição 
de lugares em algumas delegações, 
tais como: Madrid, Guiné-Bissau e 
Moçambique. Na época, o júri do 
concurso foi presidido por Rodrigues 
dos Santos, que teve sua decisão 
alterada pelo CA da empresa pública. 

De acordo com os trâmites 
internos da própria RTP, após uma 
demissão o nome de substituição 
depende de um parecer da Alta 
Autoridade para a Comunicação 
Social (AACS), neste exemplo, 
exigiu tempo oportuno para a 
Administração. 

Devemos citar que anterior a este 
acontecimento, o deputado socialista, 
Arons de Carvalho - ex-secretário de 
Estado para a Comunicação Social 
— requereu no Parlamento sobre a 
notícia do semanário Expresso que 
dava conta de uma eventual demissão 
de José Rodrigues dos Santos. 

O "eventual" comentário no 
semanário Expresso provocou uma 
audiência na AACS, quando na 
época, Rodrigues dos Santos, foi 
ouvido acerca do requerimento do 
deputado socialista. Segundo o JN, 
o diretor comentou aos jornalistas, à 
saída da reunião, que sua "realização 
profissional não dependia do 
exercício do cargo. Admitiu, porém, 
que gostaria de permanecer no posto" 
(GASPAR; BARROSO, 2004, p. 
53). 

Esse acontecimento envolvendo 
uma suposta saída de Rodrigues dos 
Santos provocou uma grande 
preocupação no âmbito político no 
parlamento português. Durante toda 
à tarde, após a divulgação da notícia 
no Expresso, os parlamentares de 
oposição, dos partidos PS (Partido 
Socialista), PCP (Partido Comunista 
Português) e BE (Bloco de Esquerda) 
solicitaram esclarecimentos, pois 
segundo fonte governamental, o 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 



semanário "explicava que a 
continuidade do director Rodrigues 
dos Santos no cargo seria algo a ser 
avaliado". 

Em resposta deste episódio, o 
partido PSD (Partido Social 
Democrático) anunciou, na época, a 
viabilização a audição do CA da RTP 
na "Assembleia da República", mas 
recusou a ida de qualquer membro 
do Governo para prestar 
esclarecimentos sobre o caso. 

Paralelamente ao fato da demissão 
oficial da Direcção da RTP, foi 
anunciado o adiamento de uma 
"Grande Entrevista" que estava 
agendada para o dia 16/11/2004 do 
então Primeiro-Ministro, na época, 
Santana Lopes, que seria convidado da 
jornalista Judite de Sousa (uma das 
demissionárias). Porém, segundo 
publicou o JN, o adiamento se deu 
porque o Primeiro-Ministro estava a 
se preparar para a discussão em 
plenário do Orçamento de Estado, uma 
vez que o Ministro das Finanças ainda 
se encontrava em convalescença 
(GASPAR; BARROSO, 2004, p. 53). 

No dia 17/11/2004 ainda 
ocupando os principais diários de 
Portugal, a RTP ainda era notícia já 
que a mesma anunciava o empenho 
da Administração em resolver com 
maior brevidade a substituição do 
Director de Informação, José 
Rodrigues dos Santos. 

Começou o clima de especulação! 
Segundo informação do JN, a procura 
de uma solução consensual e interna, 
em que fontes mais próximas do 
processo apontavam o nome do atual 
diretor da Informação da RDP, Luís 
Marinho. "Ele é o nome mais 
apontado para assumir o cargo, lugar 
que terá sido ponderado para outros 
candidatos da casa, como Nuno 
Santos ou José Alberto de Carvalho, 
e ainda, Eduarda Maio" noticiou o JN 
(MARGATO, 2004, p. 61). Porém, as 
especulações continuavam. Os dois 
últimos nomes citados pelo JN eram 

de prováveis membros dos novos 
cargos da equipe diretiva. A 
administração de Almerindo Marques 
e de Luís Marques, que mantinha boas 
relações com Luís Marinho, era, 
segundo o JN, "critério prioritário na 
escolha a boa aceitação que os novos 
membros possam ter na Redacção" 
(MARGATO, 2004, p. 61). Luís 
Marinho foi diretor-adjunto no início 
da TVI em Portugal, e também 
assumiu outros cargos na SIC. 

Segundo o JN, na época, as 
motivações que originaram a 
demissão de José Rodrigues dos 
Santos, iriam ser apuradas pela 
AACS, na qual ouviria o ex-diretor 
e também a administração da RTP. 
A AACS, ainda em novembro de 
2004, iria esclarecer que tipo de 
concurso interno foi estabelecido 
para merecimento das vagas, a 
alegação da interferência da 
administração na escolha de Rosa 
Veloso, para correspondente em 
Madrid, uma vez que a jornalista 
tinha ficado na quarta posição na lista 
apresentada por Rodrigues dos 
Santos. A gravidade da eventual 
intromissão da administração da RTP 
em contrária a decisão do director 
Rodrigues dos Santos foi durante, 
muito tempo, manchete principal nos 
diários de Portugal. Portanto, era 
importante investigar o caráter do 
concurso. Miguel Barroso, um dos 
demissionários da direção, em 
referência no JN, citou que: o 
"concurso era oficial e cumpria todos 
os trâmites previstos". Paralelo a 
questão de comunicação social e 
administrativa da RTP, a questão 
política também agitava o cenário. 
O PSD entrou com uma requisição 
no Parlamento para uma audiência 
da administração da RTP e também 
com o ex-director, José Rodrigues 
dos Santos. 

No dia 18/11/2004 a 
administração da RTP nomeou Luís 
Marinho, antigo RDP, para substituir 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 



José Rodrigues dos Santos. Também 
José Alberto de Carvalho para os 
lugares de diretor e diretor-adjunto 
para Informação da estação pública. 
Com essas modificações, na época, 
a RTP tinha para preencher os cargos 
semelhantes na RDP, já que houve a 
transferência do diretor e os nomes 
dos restantes para formação de toda 
a equipe. Foi cogitado também pela 
imprensa de Portugal, que poderia 
haver uma única Direcção que 
pudesse unir RTP com a RDP. Mas, 
depois da confirmação de Luís 
Marinho para a RTP, deixando a 
RDP, essa hipótese não foi para 
frente. 

Com alguns nomes definidos, a 
imprensa de Portugal começava a 
especular outras indicações para 
formação da equipe. O JN apurou 
que José Alberto Carvalho queria 
trazer para sua equipe um jornalista 
da SIC, que na emissora privada tinha 
a função de coordenador da edição 
matinal da SIC Notícias, e com quem 
trabalhou durante vários anos na 
edição no Jornal da Noite, onde 
assumiu funções do mesmo género. 
O jornalista interessado para formar 
a equipe de José Alberto era Miguel 
Monteiro - que teria a tarefa de 
coordenar o Telejornal. 

A imprensa portuguesa 
continuava na sua busca de 
informação, notícias precipitadas e 
especulações quando se tratava dos 
nomes para formar a "equipa de 
Direcção de Informação" da RTP. 
Por isso, comentava-se que a escolha 
do restante dos nomes seria 
igualmente sensível para a 
administração da RTP. O fato era que 
a proposta de uma ruptura com a 
anterior equipe invializou, pelo 
menos à partida, as hipóteses de 
manutenção de Carlos Daniel, 
subdiretor de Informação para o 
Centro de Produção do Porto e de 
Miguel Barroso, ex-diretor-adjunto. 
Por outro lado, estes jornalistas 

também tiveram comunicado que só 
voltariam aos cargos de chefia se o 
concurso que provocou a demissão 
de José Rodrigues dos Santos e, "por 
arrasto, as suas, fosse impugnado, o 
que a administração não estava 
disposta a fazer", segundo referência 
no JN (MARGATO, 2004, p. 57). 

Para a direção da RDP, através 
do site do Clube dos Jornalistas, 
acrescentou que a indicação de João 
Barreiros ao lugar de Eduarda Maia, 
era um dos nomes já referidos 
internamente. Luís Marinho e José 
Alberto de Carvalho já trabalharam 
juntos na SIC, durante o período da 
direção geral de Emídio Rangel. 

Contudo, Luiz Andrade, diretor 
de Programas, reagiu à hipótese da 
sua substituição. Ele afirmou ao JN 
que tudo não passava de boatos. Só 
abandonaria o cargo em 2007, com 
o fim do mandato. Ironicamente, o 
diretor de Programa afirma ao JN: 
"parece que tem muita gente 
interessada em meu cargo" 
(MARGATO, 2004, p. 57). 

Porém, a Alta Autoridade para a 
Comunicação Social (AACS) 
continuava avançando na 
investigação sobre o concurso e 
estava em busca de ouvir a jornalista 
Rosa Veloso, a propósito do lugar que 
lhe foi atribuído, além da 
administração e de Rodrigues dos 
Santos. Também coube a AACS 
emitir um parecer vinculativo sobre 
as nomeações dos novos diretores, na 
época, para a RTP. 

No dia 22/11/2004 os 
responsáveis pelas televisões 
nacionais voltaram a fazer parte da 
agenda política do Parlamento em 
Lisboa. José Rodrigues dos Santos 
foi ouvido pela manhã desse mesmo 
dia na Alta Autoridade para a 
Comunicação Social (AACS), para 
logo mais à tarde ter seguido a 
Assembleia da República, onde 
prestou esclarecimentos sobre a 
mesma matéria: "as motivações que 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 



originaram o seu pedido de demissão 
do cargo de director da área 
informativa da estação pública" 
(MARGATO, 2004b, 48). 

Almerindo Marques, presidente 
do conselho de administração da 
RTP, também deu a sua versão aos 
deputados logo depois do encontro 
com José Rodrigues dos Santos. E 
posteriormente, teve um encontro 
marcado com aentidade que zela pela 
regulação do audiovisual nacional, a 
AACS. 

Na versão de Almerindo 
Marques, a atribuição do lugar de 
correspondente da RTP em Madrid 
a uma jornalista que não se 
encontrava entre as primeiras três 
nomeações propostas pelo júri, que 
na época, foi presidido por Rodrigues 
dos Santos, não pressuponha 
qualquer tipo de ilegitimidade. Em 
explicação no JN, "cabe à 
administração uma palavra final 
nestas nomeações" (MARGATO, 
2004b, p. 48). 

Na edição do dia 22/11/2004 o 
JN publica as seguintes palavras do 
Presidente da Administração da RTP: 

Tivemos boas razões em termos 
de gestão de recursos humanos 
para optarmos pela 
correspondente em causa em 
detrimento dos seus colegas (...) 
O primeiro da lista, pediu ele 
próprio para ser correspondente 
em África, em Moçambique; os 
segundos classificados por 
razões de gestão interna de 
recursos humanos não 
apresentavam as melhores 
condições e, por isso, 
entendemos que deveria ser o 
quarto a ocupar o lugar. 

No entanto, a suspeita de algum 
tipo de irregularidade nesta escolha, 
traduzida no que vulgarmente se 
chama de "cunha" em Portugal, 
segundo citação no JN, foi totalmente 
descartada pelo presidente da estação 

pública. "Não houve, nem haverá 
nunca, ingerência do poder político 
nestas questões de empresa" 
(MARGATO, 2004b, p. 48) -
Palavras do Presidente da RTP, 
Almerindo Marques. 

Porém, as especulações e 
investigações continuavam. Afinal, o 
ponto de partida desta crise se deu, 
devido, a desautorização de José 
Rodrigues dos Santos, com relação 
a escolha do correspondente de 
Madrid. 

A decisão da escolha dos 
correspondentes internacionais foi 
divulgada na RTP via intranet e 
afixada sem que tivesse sido 
comunicado previamente, ao diretor 
José Rodrigues dos Santos. Por outro 
lado, o júri, presidido por Rodrigues 
dos Santos, tinha classificado a 
jornalista Rosa Veloso na quarta 
posição. As explicações sobre o 
episódio ainda não tinha sido abordas 
pelo ex-responsável pela Informação 
da estação pública, porque este 
preferiu, na época ficar em silêncio. 
Porém, segundo fontes próximas e 
publicadas no JN, "a imposição final 
da administração e a falta de aviso 
prévio foram vistas como uma forma 
de desautorização do então director" 
(MARGATO, 2004b, p. 48). 

Contudo, existem duas versões 
sobre o conhecimento oficial da 
colocação da correspondente 
internacional. Colegas da jornalista 
dizem que esta já sabia da ida para 
Madrid antes de Se tomar pública, a 
11 de Novembro de 2004. 
Contactada pelo JN, Rosa Veloso 
negou a antecipação. 

Porém o Conselho de Redacção 
veio dizer que não existia 
efetivamente um regulamento interno 
para este tipo de concurso, abrindo, 
um flanco para a variedade de 
leituras e especulações por parte da 
imprensa portuguesa. 

Mas, para a Alta Autoridade para 
a Comunicação Social (AACS) 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 



adiantou, na época, ao JN, em nota, 
que neste episódio teria contornos 
semelhantes ao "caso Marcelo"1: 

Aparentemente, segundo o que foi 
referido sobre a matéria, parece 
ter havido uma interferência de 
administração numa decisão 
interna da Direcção de 
Informação. Mas só depois de 
ouvidas as partes é que poderemos 
fazer uma avaliação rigorosa" -
Palavras da AACS (MARGATO, 
2004b, p. 48). 

Dando continuidade ao fato, a 
AACS também acabou por ouvir 
toda a equipe da Direcção da 
Informação, que por "solidariedade", 
se demitiu em bloco. 

No dia 23/11/2004, mais um 
capítulo da demissão em bloco da 
Direcção de Informação da RTP e a 
imprensa portuguesa destacava que 
o ex-diretor fazia acusações de 
"ingerência editorial". 

Mas» para o presidente do 
Conselho de Administração (CA) da 
estação pública, Almerindo Marques, 
explicou em Comissão Parlamentar, 
que "aceitar a classificação ordinal 
nos concursos internos iria dividir a 
empresa, levando à demissão de um 
quadro superior da RTP a exercer 
funções algures" (MARGATO; 
BARROSO, 2004, 53). Assim 
explicou Almerindo Marques aos 
deputados algumas das razões que 
levaram o CA a não aceitar as 
nomeações propostas pela Direcção 
de Informação (DI), na época, 
comandada por José Rodrigues dos 
Santos. 

- Ou seja, apontou o JN: 
se a lista proposta pela DI fosse 
levada em conta por ordem de 
classificação, demitir-se-ia de 
imediato alguém que o CA 
considera importante para a 
estação pública. Ficaram por 
apurar contornos mais precisos 
desta frase enigmática e, pelos 

vistos, condicionante" 
(MARGATO; BARROSO, 
2004, p. 53). 

Mas, quem acabou por se 
demitir, das funções de Director de 
Informação, foi o próprio José 
Rodrigues dos Santos que, 
entretanto, ficou como sendo o "pivô 
da história" retratado pelo Telejornal 
da RTPl. 

Na época, o diretor 
demissionário foi falar também ao 
Parlamento e explicou a sua decisão, 
colocando a questão na "balança da 
moral e da credibilidade": 

O Conselho de Administração 
nomeou um correspondente em 
Madrid contra as indicações 
dadas pelo colectivo editorial da 
Direcção de Informação e eu não 
posso pactuar com esse fàcto, sob 
pena de me tomar um boneco 
(MARGATO; BARROSO, 
2004, p. 53). 

Para Rodrigues dos Santos o 
cargo de Director de Informação 
acaneta "um conjunto de poderes que 
são inalienáveis", já que, "é o 
responsável pelos conteúdos 
informativos. Escolhem-se alguém 
contra a minha indicação, eu não 
posso responsabilizar-me pelo 
trabalho dessa pessoa", conclui o ex-
diretor ao JN. 

Contudo, a imprensa portuguesa 
fez a pergunta: exitiram pressões que 
o tivessem levado a esta decisão? 
Rodrigues dos Santos esclareceu na 
época: "Não fui pressionado, se 
considerarmos pressão como uma 
ameaça, directa ou indirecta" 
(MARGATO; BARROSO, 2004, p. 
53). 

Uma retrospectiva merece 
destaque neste episódio. Quando José 
Rodrigues dos Santos chegou a 
Director de Informação, foi ele 
mesmo o responsável, com 
autorização do CA para a 

1 A 6 de Outubro de 2004, Marcelo 
Rebelo de Sousa anunciou que iria 
cessar a sua colaboração com a 
TVl, no qual exercia a função de 
comentador desde Maio de 2000. 
"Esta decisão surgiu após uma 
intervenção do ministro Rui Gomes 
da Silva, que manifestou o seu 
desagrado pela forma como o 
Governo era criticado por Marcelo 
Rebelo de Sousa sem que houvesse 
lugar ao direito de resposta; a esta 
intervenção seguir-se-ia uma 
conversa com Miguel Paes do 
Amaral, presidente da Media Capital, 
na qual este teria pedido a Marcelo 
que moderasse as suas criticas. A 
situação foi tanto mais polémica 
quanto às intervenções do 
'professor Marceio' eram ouvidas 
regularmente por uma vasta 
audiência televisiva". 
Apesar de a direcção do grupo 
Media Capitaks na altura declarado 
que a decisão do ex-presidente do 
PSD foi da sua exclusiva 
responsabilidade, abriu-se a 
polémica sobre eventuais restrições 
à liberdade de imprensa. 
A Alta Autoridade para a 
Comunicação Sodal resolveu intervir 
e investigar. Foram realizadas 
audiências com vários dirigentes de 
orgãos de comunicação social. A 
AACS acabou por concluir que 
"houve pressões do Governo e 
promiscuidade entre o poder político 
e económico, tanto no caso do 
"Professor Marcelo" na TVl, como 
no caso da direccção do Diário de 
Notícias, que entretanto mudou de 
mãos num processo acidentado". 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 

97 



implantação de concursos internos 
para atribuição de cargos de chefias 
ou de correspondentes. "Antes, as 
nomeações eram feitas por escolha 
directa e notavam-se muitas 
influências e arbitrariedades", 
explica Rodrigues dos Santos ao JN 
(MARGATO; BARROSO, 2004, p. 
53). 

Desde Setembro de 2002 foram 
feitos 14 concursos internos na RTP. 
Justamente no 15°. que houve um 
grande problema entre a DI e o CA. 
Álmerindo Marques, explicou aos 
deputados que nunca foi levado em 
conta a ordem de classificação da 
lista de jornalistas entregue pelo DI, 
como aponta o JN... mas apenas o 
critério de apto ou inapto. 

Apesar deste episódio, o 
presidente adiantou que a jornalista 
escolhida, que ficou em quarto lugar 
na lista da DI, tem mais qualificações 
do que o segundo da lista: 
"ressalvados os critérios 
jornalísticos, a colocação de um 
correspondente é um acto de gestão, 
o concurso não foi homologado pois 
a DI considerou apenas a escolha por 
critérios editoriais", explicou ó 
presidente (MARGATO; 
BARROSO, 2004, p. 53). Além de 
tudo, "é que a RTP também quer os 
seus funcionários em serviços de 
representação da empresa, assim 
como a fazer a gestão da delegação 
onde são colocados" finaliza o 
presidente. 

A polêmica da demissão em 
bloco da Direcção de Informação da 
RTP continuava a estampar os 
principais jornais de Portugal. No dia 
24/11/2004 a administração da RTP, 
através do "braço direito" do 
presidente da estação pública, Luís 
Marques, explicou que as 
declarações tidas como "polémicas 
do presidente, apenas quiseram dizer 
que o acrescento de mais detalhes 
sobre os candidatos ao lugar em 
Madrid poderia vir a ferir a 

susceptibilidade desses jornalistas" 
(MARGATO; BARROSO, 2004b, 
p. 61). Ainda completou: "é dever da 
administração salvaguardar os seus 
quadros, protegê-los" e ressaltou 
ainda que: "as revelações de 
Almerindo Marques poderiam criar 
situações constrangedoras" 
(MARGATO; BARROSO, 2004b, 
p. 61). Essa foi à opinião de Luís 
Marques em relação ao depoimento 
do presidente da RTP em Comissão 
Parlamentar. 

Para o JN, o braço direito do 
presidente da RTP desvalorizou o a 
afirmação de Almerindo Marques -
"um quadro superior a exercer 
funções ter-se-ia demitido, se 
tivéssemos assumido a classificação 
ordinal". E admite que possa, sim ter 
havido um problema de 
interpretação: "nUm debate de quatro 
horas há situações de grande tensão 
que podem gerar alguns momentos 
de equívocos na interpretação" 
(MARGATO; BARROSO, 2004b, 
p. 61). 

A declaração do presidente 
Almerindo Marques a Comissão 
Parlamentar trouxe várias dúvidas 
porque foi citado o nome de Pedro 
Bicudo, correspondente em 
Washington, e o quinto classificado 
do concurso. De acordo com o JN, 
seria ele o tal "quadro superior" que, 
supostamente, teria ameaçado 
demitir-se se o lugar fosse preenchido 
por Duarte Valente, o segundo da 
lista. Esta versão tornou-se "popular 
nos corredores da Assembleia, mas, 
por outro lado, foi considerada pouco 
legítima para fontes mais próximas 
do processo" (MARGATO; 
BARROSO, 2004, p. 53). De acordo 
com outras afirmações, esse 
comentário não passa de informação 
para confundir os partidos de 
oposição. 

Ao que o JN apurou, na época, 
Pedro Bicudo não tinha razão para 
evocar o segundo lugar no concurso, 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 



pois o jornalista há 7 anos pertencia 
ao quadro de redação da RTP, no 
Porto, já passou antes pela redação 
da TVI. As mesmas fontes disseram 
ainda que teriam dificuldades de 
entender como é que essa tal outra 
decisão, baseada na ordem 
apresentada, poderia provocar 
"problemas internos". 

A eventual ligação do jornalista 
Pedro Bicudo, correspondente em 
Washington, ao casó foi totalmente 
negada. "Não houve sequer nenhuma 
manifestação sua de desagrado 
perante o concurso", afirma Luís 
Marques (MARGATO; BARROSO, 
2004b, p. 61). 

Porém, a investigação e citação 
de novos nomes não pararam por aí. 
Chegaram a comentar que o enigma 
do episódio seria Carlos Fino. Mas, 
o jornalista encontrava-se no Brasil 
exercendo funções de assessor de 
imprensa na embaixada de Portugal. 
Duarte Valente, o segundo cblocado 
na lista, disse que continuava sem 
conhecer oficialmente o seu 
posicionamento na nomeação para 
Madrid, apesar de ter solicitado, 
várias vezes aos Recursos Humanos 
da RTP. Enquanto isso, a Alta 
Autoridade para a' Comunicação 
Social (AACS) estava preste a 
concluir a minuciosa apuração dos 
fatos. 

No dia 01/12/2004 o órgão 
regulador, a AACS, concluiu o 
parecer de que a escolha de 
correspondentes caberia aos 
responsáveis pelo departamento de 
Informação da RTP. A entidade 
considerou que houve "uma criticável 
falta de clareza na separação de 
responsabilidades entre 
administração e direcção de 
Informação", no episódio da 
colocação de um jornalista em 
Madrid, que deu origem a demissão 
do então diretor José Rodrigues dos 
Santos (MARGATO, 2004b, p. 61). 

A AACS ainda acrescentou qüe: 

a escolha concreta para o cargo 
de correspondente da RTP no 
estrangeiro é uma função que 
cabe à direcção de Informação, 
a qual a deve exercer por inteiro, 
sem condicionalismos nem 
entraves (MARGATO, 2004b, 
P- 61). 

Essa decisão da AACS foi à 
mesma posição defendida pelo ex-
director da Informação, José 
Rodrigues dos Santos. Por isso, a 
Alta Autoridade recomendou que "no 
futuro, estas decisões estejam sujeitas 
à livre indicação do director de 
Informação, ressalvando que seria de 
toda a utilidade que existissem regras 
de concurso aprovadas pela direcção 
e administração da empresa" 
(MARGATO, 2004b, p. 61). 

Também; coube a AACS a 
aprovação dos novos Directores de 
Informação. Os dois indigitados 
cumpriram os requisitos legais para 
assumirem os quadros e respectivas 
funções: Luís Marinho e José Alberto 
de Carvalho, para diretor e adjunto, 
Direcção de Informação. 

Em 10/12/2004 o episódio da 
demissão em bloco da équipe de 
Direcção de Informação (DI) da RTP, 
finalmente, foi resolvida com a 
aquisição de José Manuel Portugal, 
que ficou responsável pela delegação 
de Coimbra, onde, aliás, a RTP e 
RDP funcionam em mesmo local. 
José Manuel foi o terceiro da 
subdirecção, que ainda foi composta 
por: Carlos Daniel e Miguel Barroso, 
estes últimos já com experiência nas 
funções, Uma vez que foram 
reconduzidos dos cargos. 

Na área da produção, a recente 
dupla directiva Luís Marinho e Jòsé 
Alberto Carvalho (adjunto) optaram 
por manter também os anteriores 
responsáveis: Maria José Nunes e 
Manuel da Costa. As indicaçõés 
oficiais foram encaminhadas para a 
Alta Autoridade - órgão regulador 
em que cabe ter a última palavra 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 



sobre as nomeações, embora, a 
apreciação não tenha caráter 
vinculativo. 

José Manuel Portugal ficou 
responsável pela área da informação 
não diária e regional, função que 
acumulava com o cargo que exerceu 
em Coimbra. Carlos Daniel ficou 
exercendo semelhante papel a partir 
do Centro de Produção do Porto. 

As condições dos responsáveis 
reconduzidos foram o maior motivo 
desta demora na indicação do restante 
da equipe. Afinal, os membros 
provenientes da anterior gestão se 
demitiram em solidariedade com José 
Rodrigues dos Santos e que a 
polêmica colocação da jornalista 
Rosa Veloso como correspondente 
em Madrid se manteve inalterada. 
Almerindo Marques, o presidente do 
Conselho de Administração, já o 
garantiu. 

Os jornalistas reconduzidos na 
Direcção de Informação exigiram a 
criação, num curto espaço de tempo, 
de um regulamento para os concursos 
internos. A nova equipe —-Luís 
Marinho, José Alberto Carvalho, 
Miguel Barroso, José Manuel 
Portugal e Carlos Daniel m tiveram 
um ponto comum na carreira, todos 
passaram pela SIC a convite de 
Emídio Rangel. Miguel Barroso foi 
o que permaneceu menos tempo em 
Carnaxide. 

Considerações finais 
O olhar do estrangeiro sob a RTP 

é um olhar por demais rico, na 
perspectiva de curiosidade, análise e 
comparação. Verificar esses 
acontecimentos envolvendo a RTP foi 
por demais interessante, no qual nos 
apontou para um inedismo, sob o 
ponto de vista de análise acadêmica 
e também pessoal, assim como para 
reflexão sobre quais caminhos foram 
percorridos por parte do grupo 
estatal. Falar da RTP é falar de uma 

história, identidade televisiva que se 
confunde com a identidade do povo 
português, certamente, por conta de 
décadas de hegemonia. Contudo, com 
abertura do capital midiático no país, 
e a entrada de novos grupos, como a 
SIC e aTVI, essa identidade nacional 
entre o português e a RTP vem 
ganhando, ao longo dos anos, uma 
nova relação: criticidade por parte do 
receptor, investimento por parte do 
emissor, atenção por parte de todos, 
principalmente, do cidadão e da 
mídia privada. Afinal, em Portugal, 
o cidadão paga um pequeno tributo 
embutido na taxa de eletricidade para 
a holding Rádio e Televisão estatal. 

.O caso da demissão em bloco da 
Direcção de Informação da RTP 
demonstrou a relação de poder na 
estação, que não foi favorável ao 
cumprimento das normas, 
valorização da ética e 
responsabilidade administrativa, de 
maneira a contribuir também nas 
produções e no jornalismo. Contudo, 
a partir desse exemplo da demissão 
e não cumprimento das regras de um 
concurso interno, desvendaram mais 
um acontecimento envolvendo a RTP, 
e devido as publicações das notícias, 
ao longo das semanas, possibilitram 
maior percepção por parte da 
população, por parte do contribuinte. 
Esse ponto é muito positivo. O caso 
da demissão na RTP rendeu muitos 
comentários e discussões no 
cotidiano dos portugueses. 

Outro ponto relevante de nosso 
registro foi a entrada e participação 
das investigações por parte da Alta 
Autoridade para a Comunicação 
Social (AACS) - órgão regulador em 
que cabe ter a última palavra sobre 
as nomeações - no qual teve 
importante papel no esclarecimento 
dos fatos e na conclusão dos 
acontecimentos. De acordo com a 
AACS o parecer de escolha de 
correspondentes caberia aos 
responsáveis do departamento de 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 



Informação e não a Administração 
Geral. Contudo, a jornalista Rosa 
Veloso manteve sua colocação em 
Madrid inalterada. Mas, a AACS 
recomendou que nas futuras decisões 
e indicações sejam vinculadas 
diretamente ao Director de 
Informação, além de clareza nas 
regras dos concursos por parte da 
Direcção e Administração da 
empresa. Támbém coube a AACS a 
aprovação dos novos Directores de 
Informação. 

Por fim, esse acontecimento 
envolvendo a estação pública de 
rádio e televisão, conflito entre 
direção e admistração, relatos nas 
páginas de jornais, nos telejornais, 
apuração por parte de um órgão 
regulador como a Alta Autoridade 
para a Comunicação Social e o 
conhecimento por parte da 
população, demonstraram o quanto 
o panorama instituicional e social 
favorecem a democracia e o espaço 
midiático. 
Abstract 
The author analyses the contribution to 
communication democrattic processes from de 
point viewof the results of the investigation 
made by the High Authority on Social 
Communication on the information board of 
Portuguese television RTR 
Keyword: Portuguese television, democracy, 
investigation. 

Referências 
BALSEMÃO CRITICA USO DOS MEDIA POR 
POLÍTICOS. Jornal de Notícias, Porto,17/10/ 
2004a. p. 65 
BARROSO, Ricardo Paz. RTP investe cada vez 
mais no documentário. Jornal de Notícias, 
Porto, 20/11/2004. p. 57: -
CÁDIMA, Franctso Rui. Salazar, Caetano e a 
televisão portuguesa. Lisboa: Ed. Presença, 
1996. 
CAMP0NEZ, Carlos. Jornalismo de 
proximidade: rituais de comunicação na 
imprensa regional. Coimbra: Minerva, 2002. p. 
289. 

COELHO, Pedro Manuel Rouxinol Samina. A TV 
de proximidade e os novos desafios do espaço 
público: um estudo sobre a situação 
portuguesa. (Dissertação - Mestrado). 
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 
Universidade Nova de Lisboa, 2003. p. 219. 
"ECRÃ CASEIRO CONTINUA A SER UMA ESPÉCIE 
DE ANESTÉSICO". Jornal de Notícias, Porto, 
2t/11/2004b. p.65 
ESTEVES, João Pissarra. Os media e a questão 
da identidade: sobre as leituras pós-modernas 
do fim do sujeito. In: MIRANDA, José A. Bragança 
de; SILVEIRA, Joel Frederico da. (Orgs). As 
ciências da comunicação na viragem do século 
XX. Actas do l Congresso da Associação 
Portuguesa de Ciências da Comunicação. 
Lisboa: Veja, 2002. pp. 
FAUSTINO, Paulo. A imprensa em Portugal: 
transformações e tendências. Lisboa: Media 
XXI, 2004. p. 260 
FIGUEIREDO, Alexandra; CÁDIMA, Francisco Rui; 
MARTINS, Zélia. Os. media regionais em 
Portugal. In: PINHO, José Benedito. Anuário 
Internacional de Comunicação lusófona. 
LUS0C0M - Federação Lusófona de Ciências 
da Comunicação / INTERC0M - Sociedade 
Brasileira de Estudos Interdisciplinares da 
Comunicação. Ano 1, n° 1. Lisboa/São Paulo, 
abril de 2003. pp. 
GASPAR, Ana. Recuperação de espólio da RTP 
concluída em 2007. Jornal de Notídas, Porto, 
23/10/2004a. p. 61. 
GASPAR, Ana. Instalações ampliadas para 
receber arquivos da RTR Jornal de Notídas, 
Porto, 23/12/2004b. p. 53. 
GASPAR, Ana. "Não vamos ter o canal de que 
todos gostam". Jornal de Notídas, Porto, 26/ 
12/2004C. p. 6 1 . 

GASPAR, Ana. RTP compra nova versão de "A 
escrava Isaura", Jornal de Notídas, Porto, 24/ 
12/2004d. p 53. 
GASPAR, Ana; BARROSO, Ricardo Paz. Direcção 
de informação demite-se em bloco. Jornal de 
Notícias, Porto, 16/11/2004. p. 53. 
GUTIÉRREZ 0LÓRTEGUI, Mario. Imagens e 
imaginários de la televisión global. Dia Logos 
de la comunicadón. Lima. N 9° 45. junio de 
1996, pp. 30-38. . 
JANEIRO, Diogo. Avaliação negativa do 
jornalismo português. Jornal de Notícias, 
Porto, 18/11/2004. p. 57 
LOPES, Felisbela. Estratégias e rumos no 
panorama audiovisual português. In: PINTO, 
Manuel (Org.). A comunicação e os media em 
Portugal (1995-1999): cronologia e leituras 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 90-102 - jan/jun. 2006. 



de tendências. Departamento de Ciências da 
Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da 
Universidade do Minho, Braga: 2000. pp. 
MACIÁ MERCDÉ, Juan. "Lafuerza dei periodismo 
local en la era de la globalizacón electrónica". 
In: RAMOS FERNANDEZ, Fernando. Estúdios de 
periodístíca V. Número Especial dedicado al 
Periodismo Local. Facultad de Ciências Sociales, 
Universidade de Vigo, Pontevedra, 1997. pp. 
45-67. 
MARGATO, Dina. Últimas notícias da RTPN na 
RTP Internacional. Jornal de Notícias, Porto, 
17/10/2004a. p. 65 

. Luís Marinho é o mais provável 
sucessor. Jornal de Noticias, Porto, 17/11/ 
2004b. p. 61. 

José Alberto de Carvalho à frente da 
Informação. Jornal de Noticias, Porto, 18/11/ 
2004c. p. 57. 

, Vitória da RTP quebra jejum de uma 
década. Jornal de Noticias, Porto, 22/02/2005. 
MARGATO, Dina; BARROSO, Ricardo Paz. 
Director faz acusações de ingerência editorial. 
Jornal de Noticias, Porto, 23/112004a. p. 53. 
MARGATO, Dina; BARROSO, Ricardo Paz. 
Administração explica episódio bicude qüe 
criou Jornal de Notícias, Porto, 24/11/2004b. 
p.61. 
MARQUES, Alexandre. Guterres acusa Governo 
de tentar controlar ós media. Jornal de 
Noticias, Porto, 12/11/2004, p. 18. 
OLIVEIRA UMA, Maria Érica de. RTP: local ao 
global. Bocc online. Disponível em: http:// 

www.bocc.ubi.pt/pag/lima-erica-rtp-local-
globaípdf 2005. 
PCP RECLAMA RETIRADA DA RTPi DA REDE CABO 
SUIÇA. Jornal de Notícias, Porto, 14/12/2004c. 
p. 56. 
ROCHA, João Manuel. Um suspiro de alívio na 
RTR Público. Lisboa, 27/09/2004. p. 45. 
RTP DEVE RECEBER 150 MILHÕES DE EUROS 
EM 2005. Jornal de Notícias, Porto, 17/10/ 
2004d. p. 65 
RTP AÇORES QUER REFORÇAR A PRODUÇÃO 
PRÓPRIA. Jornal de Noticias, Porto, 30/10/ 
2004e. p. 57. 
RTP OFICIALIZA COOPERAÇÃO COM t V 
MOÇAMBICANA. Jornal de Notícias, Porto, 30/ 
10/2004f. p. 57. 
SANTOS, Agostinho. RTP encerra serviço- de 
chat do Teletexto. Jornal de Noticias, Porto, 
19/11/2004a. p. 61, 
SANTOS, Agostinho. "Fazer ficção histórica é 
fazer TV com dignidade". Jornal de Notícias, 
Porto, 02/01/2005. p. 57. 
SIMÃO, Helena. Canal Óbidos será lançado em 
janeiro. Jornal de Notícias, Porto, 14/11 /2004. 
p. 61. 
SOUSA, Helena; SANTOS, Luís Antonio. "RTP e 
serviço público: um percurso de 
inultrapassagem, dependência e contradição". 
In: PINTO, Manuel (Org.) . tTelevisão e 
cidadania. Departamento de Ciências da 
Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da 
Universidade do Minho, Braga: 2003. pp. 55-
75. 

T V 
• O - j ^ j t 

Oata do recebimento: 20/02/2006 
Datã do aceite: 17/04/2006 

Maria Érica de Oliveira Lima. Uma narrativa sobre o RTR 
Comunicação e Informação, V 9, n° 1: pág 9 0 -102 - jan/jun. 2006. 

http://www.bocc.ubi.pt/pag/lima-erica-rtp-local-

