Um presidente e vários palhaços: atravessamentos entre arte e política na imagem “Bolsonaro-Bozo”
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v20.71243Palavras-chave:
Arte e política, Cultura Visual, AnacronismoResumo
Nas recentes manifestações antigovernistas ocorridas no Brasil no período da pandemia da covid-19 (2020-2021), verificamos o uso de imagens que associam o presidente Jair Bolsonaro ao palhaço Bozo. Tal associação, recorrente desde o pleito de 2018, tem sido operada tanto como imagem difamatória como também enquanto propaganda positiva, respectivamente por opositores e apoiadores. Dado a complexidade das imagens e o modo como agenciam tempos e sentidos, propomos um cruzamento entre História da Arte e Cultura Visual para investigar trocas de sentido possíveis entre essas imagens e os trabalhos de arte contemporânea que também exploram o tema iconográfico do palhaço.
Downloads
Referências
ABRAHÃO E SOUSA, Lucília; GARCIA, Dantielli Assumpção. Dizeres de uma quarentena: depressa as fachadas gritam. Revista Linguagem, São Carlos, SP, v. 35, n. 1, p. 1-30, set. 2020.
ANJOS, Moacir dos. Panorama da Arte Brasileira: Contraditório. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.
ARAÚJO, Gessé Almeida. Poética(s): a criação artística em fricção com o(s) tempo(s) presente(s). Revista Cena, Porto Alegre, n. 23, p. 111-120, set.-dez. 2017.
BERARDI, Franco. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
[BOLSONARO com camisa do Palmeiras]. [S. l.], 14 fev. 2019a. Instagram: @jairmessiasbolsonaro. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bt4Dz-jnv2-/?hl=pt. Acesso em: 11 nov. 2021.
[BOLSONARO como palhaço Bozo]. [S. l.], 25 fev. 2020. Instagram: @bolsonarosp. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B8_1riIlpZy/?utm_source=ig_embed&ig_rid=58b4fa82-7f4d-42ca-8f4b-5eba2b930ce9. Acesso em: 23 jun. 2021.
[BOLSONARO de chinelos]. [S. l.], 14 fev. 2019b. Twitter: @MajorVitorHugo. Disponível em: https://twitter.com/MajorVitorHugo/status/1096138412124528640?ref_src=twsrc%5Etfw. Acesso em: 11 nov. 2021.
CAMISETA da Cavalera causa polêmica ao fazer sátira de Bolsonaro. Veja São Paulo, São Paulo, 28 jun. 2018. Cidades. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/camisa-cavalera-polemica-bolsonaro. Acesso em: 22 out. 2021.
CRIADOR do Bozo, Alan Livingston morre aos 91 anos. G1, Rio de Janeiro,14 mar. 2009. Pop & Arte. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1043127-7084,00-CRIADOR+DO+BOZO+ALAN+LIVINGSTON+MORRE+AOS+ANOS.html. Acesso em: 22 nov. 2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DINIZ, Clarissa (org.). Pernambuco experimental [catálogo de exposição]. Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2014.
DUARTE, Oriana. O jardim das elegantes exceções: um pensar filosófico sobre a obra em vídeo e performances de Paulo Meira. Revista Croma, Estudos artísticos, Lisboa, v. 2, n. 4, p. 90-98, jul.-dez., 2014.
EMPOLI, Giuliano Da. Os engenheiros do caos. São Paulo: Vestígio, 2019.
FERNANDES, Peterson. É hora de pararmos de chamar Bolsonaro de Bozo. Revista Subjetiva, [s. l.], 25 abr. 2020. Disponível em: https://medium.com/revista-subjetiva/%C3%A9-hora-de-pararmos-de-chamar-bolsonaro-de-bozod39588e9e1a5. Acesso em: 22 jun. 2021.
FOSTER, Hal. Vestígio traumático. In: FOSTER, Hal. O que vem depois da farsa? São Paulo: Ubu Editora, 2021. p. 17-24.
GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
LIMA, Laura. Palhaço com buzina reta – monte de irônicos. Instruções, 2017. In: RAHE, Marina Ciambra. Performance e suas obras – da ideia ao registro. Orientador: Mario Celso Ramiro de Andrade. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. v. 2, p. 34-35.
MAGNO, Paulo. [Charge continuada…]. [S. l.], 16 jun. 2020. Instagram: @anti_bozo_art. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CBg-Z09HpRZ/. Acesso em: 22 out. 2021.
MARCO Amador - Sessão Cursos. Direção: Paulo Meira e Mário Rios. Produção: Paulo Meira, Oriana Duarte, Paulo H. Pantoja e Videoteipe Produções. [S. l.: s. n.], 2006. 1 arquivo mp4 (31 min.), son., color.
MENDONÇA pede inquérito para apurar charge que associa Bolsonaro ao nazismo. Uol, São Paulo, 15 jun. 2020. Política. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/06/15/mendonca-pede-inquerito-para-apurarcharge-que-associa-bolsonaro-ao-nazismo.htm. Acesso em: 11 nov. 2021.
MITCHELL, William John Thomas. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, Emmanuel [org]. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. p. 165-189.
O CONTO do Vigário. Intérprete: Tem-Tem Jr. e G.R.E.S. Acadêmicos De Vigário Geral. Composição: Carlinho Ousadia, Denis Moraes, Domenil Santos, Dr. Rodrigo Sampaio, Gigi da Estiva, Jb Oliveira, Orlando Ambrósio, Prof. Laranjo, Renan Diniz, Richard Valença e Serginho Rocco. In: SAMBAS de enredo: Carnaval 2020:
O PALHAÇO degolado. [S. l.: s. n.], 31 mar. 2007. 1 vídeo (9 min.) Publicado pelo canal Fragmentes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nvm1wutZXM. Acesso em: 6 jun. 2021.
SOUZA, Rafael Nascimento de. Com crítica à Bolsonaro, Acadêmicos de Vigário Geral abre 1ª noite da Série A em 2020. O Globo, Rio de Janeiro, 23 fev. 2020. Rio. Carnaval. Carnaval 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/carnaval/com-critica-bolsonaro-academicos-de-vigario-geral-abre-1-noite-da-serieem-2020-24265544. Acesso em: 23 jun. 2021.
STRUCK, Jean-Philip. Relatório da CPI expõe “estratégia macabra” de Bolsonaro na pandemia. Uol, São Paulo, 20 out. 2021. Notícias. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2021/10/20/relatorio-da-cpi-expoeestrategia-macabra-de-bolsonaro-na-pandemia.htm. Acesso em: 4 nov. 2021.
TALENTO, Aguirre. MPF defende direito de criticar Bolsonaro e arquiva inquérito contra chargista que associou presidente à símbolo nazista. O Globo, Rio de Janeiro, 19 mar. 2021. Política. Jair Bolsonaro. Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/mpf-defende-direito-de-criticar-bolsonaro-arquiva-inquerito-contrachargista-que-associou-presidente-simbolo-nazista-1-24933088. Acesso nov. 2021.
TEJO, Cristiana. O Marco Amador | Paulo Meira [texto para exposição]. Recife: Amparo 60, 2007. Disponível em: https://amparo60.com.br/o-marco-amador. Acesso em: 3 jun. 2021.
VALLE, Arthur. “Lula-Presidiário” e “Temer-Drácula”: imagens difamatórias no contexto da crise política brasileira. MODOS. Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p.156-177, set. 2018.
VELEDA, Raphael. Carlos e Eduardo divulgam imagem de Bolsonaro como Bozo. Entenda. Metrópoles, Brasília, DF, 25 fev. 2020. Brasil. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/carlos-e-eduardo-divulgam-imagem-de-bolsonarocomo-bozo-entenda. Acesso em: 23 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.