“This Is America”: a era Jim Crow e os lugares de memória da Guerra de Secessão na arte visual de Hiro Murai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/v.v19.59346

Palavras-chave:

This is America, lugares de memória, Jim Crow

Resumo

Este artigo tem como finalidade elencar um conjunto de análises do videoclipe “This Is America” (2018), organizadas em caráter de diálogo com os lugares de memória da Guerra de Secessão, destacando especificamente os pontos de contato entre traços icônicos da produção audiovisual e as questões características do cenário historiográfico relativo ao desconcerto racial estadunidense. Metodologicamente, a pesquisa histórico-documental proporcionou a estruturação de um arcabouço teórico para que variados componentes históricos, ideológicos, políticos e valorativos dessa construção artística fossem identificados e analisados. Como resultado, delimitaram-se diferentes estilos performáticos no videoclipe e interpretações estéticas da videoarte na expressão da denúncia de violência. Em conclusão, foi repercutida a representação dos modos violentos da segregação racial e a necessidade de sua avaliação no âmbito de suas próprias historicidades para melhor compreensão das mensagens veiculadas, bem como a identificação da manutenção do preconceito racial ao longo do tempo.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

ROCHA, E. da S.; LEVY, S. D. “This Is America”: a era Jim Crow e os lugares de memória da Guerra de Secessão na arte visual de Hiro Murai. Visualidades, Goiânia, v. 19, 2022. DOI: 10.5216/v.v19.59346. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/59346. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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Artigos