Arnaldo Albuquerque: pioneirismo marginal no quadrinho piauiense
DOI:
https://doi.org/10.5216/v.v20.54487Palavras-chave:
quadrinho, Arnaldo Albuquerque, PiauíResumo
Arnaldo Albuquerque foi pioneiro em diversas áreas culturais na cidade de Teresina – PI. Este trabalho foi estruturado de forma a contextualizar historicamente o espaço e o tempo vividos por Arnaldo Albuquerque, abordando suas inspirações e o grave acidente sofrido, o qual, devido ao longo período de recuperação, foi o responsável pela criação de suas principais obras: a revista Humor Sangrento e a animação Carcará: pega, mata e come, ambas pioneiras no Estado do Piauí.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Arnaldo. Revista Pulsar. Teresina, Ano I, n. 2, jul./dez. 1998.
AURÉLIO, Bernardo. Revista Humor Sangrento. Edição comemorativa de 30 anos, 2007.
GALVÃO, Adriana. Ativismo audiovisual em Teresina e a composição de um cinema piauiense. 2012. 309 f. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, ago. 2012.
HALAS, John; MANVEL, Roger. A técnica da animação cinematográfica. São Paulo: Civilização Brasileira/EMBRAFILME, 1979.
MARQUES, Wilson. O jovem João do Vale. São Paulo: Nova Alexandria, 2013.
MIRANDA, Marcela. Chapada do Corisco e Gramma: por um jornalismo diferente durante a didatura militar no Piauí. Teresina, PI: Universidade Federal do Piauí, 2012.
OLIVEIRA, Aristides; FERNANDES, Meire; AURÉLIO, Bernardo. Documentário Sem Palavras. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FvBnCLo6 AMA>. Acesso em: 10 de julho de 2016.
SIQUEIRA, Neila Tanísia Rocha Matias. Anima-the: Design, memória e restauração da Primeira animação piauiense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Visualidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.