A representação do silêncio no cinema sonoro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v17.50269

Palavras-chave:

Cinema sonoro, Representação, Silêncio

Resumo

Mediante a compreensão de silêncio suscitada pelo pensamento de John Cage, este artigo objetiva investigar de que forma os filmes sonoros, por meio de recursos imagéticos e acústicos, representam o silêncio. Para tanto, o trabalho busca entender previamente de que forma o silêncio se constrói em nossa cultura e percepção, para em seguida adentrar na análise de filmes que possam revelar as articulações da estética cinematográfica envolvidas em projeções que estimulam a sensação de silêncio. 

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Biografia do Autor

Yasmin Pires, Universidade Federal do Pará

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (UNAMA) e em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Filosofia na Universidade Federal do Pará (UFPA) com bolsa CAPES. Pesquisadora no grupo de pesquisa "Projeções Audiovisuais nas Artes Contemporâneas".

André Villa, Universidade Federal do Pará

Formado em Licenciatura e Bacharelado em Música pela Université de Paris 8 - Saint Denis. Doutor em Estética, Ciências e Tecnologias das Artes pela Université de Paris 8 - Saint Denis / MSH - Paris Nord (revalidado pelo IA da UNICAMP). Professor do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará. Coordenador do grupo de pesquisa "Projeções Audiovisuais nas Artes Contemporâneas". Pesquisador nos grupos "Outros Cinemas" e "Circulation de Dispositifs Numériques et Mixtes en Recherche et Création Musicale, Pour un Axe".

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Publicado

2020-03-11

Como Citar

PIRES, Y.; VILLA, A. A representação do silêncio no cinema sonoro. Visualidades, Goiânia, v. 17, p. 25, 2020. DOI: 10.5216/vis.v17.50269. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/50269. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos