Claro como a água? Ver o rio São Francisco entre natureza e sociedade nos olhares de Euvaldo Macedo Filho e João Zinclar
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.47861Palavras-chave:
História visual, Fotografia documental, Paisagens fluviais, Rio São Francisco.Resumo
Neste texto, discutimos a construção dos espaços do rio São Francisco a partir dos olhares de dois fotógrafos que se dedicaram a documentar dois momentos distintos de transformação daqueles espaços do interior do Brasil: o baiano Euvaldo Macedo Filho, que se destacou no final dos anos 1970 por uma farta obra fotográfica e poética sobre tais margens e cursos fluviais no auge da eletrificação; e o gaúcho João Zinclar, fotógrafo contemporâneo ligado a movimentos sociais do campo, cujas questões políticas foram decisivas para sua prática, às vésperas da transposição do São Francisco. Analisamos imagens de exposições e publicações dos dois fotógrafos, notando suas diferentes formas de circulação, indicando que, em comum, esses olhares apontam para a historicidade dos espaços e de suas formas de visualização, a partir da imbricação simétrica entre natureza e sociedade, bem como para os desdobramentos sociais, políticos e ambientais referentes aos usos dos territórios, no Brasil.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JR., Durval M. de. Nos destinos de fronteira: história, espaços e identidade regional. Recife: Bagaço, 2008.
ALPERS, Svetlana. O impulso cartográfico na arte holandesa. ______. A arte de descrever. São Paulo: EDUSP, 1999.
ARRUDA, Gilmar (org.). A natureza dos rios: história, memória e territórios. Curitiba: UFPR, 2008.
BRITO, Esmeraldo de Oliveira. Carta da Companhia de Navegação do São Francisco a Euvaldo Macedo Filho. Juazeiro, 26 de setembro de 1977.
CARVALHO, Vânia Carneiro de. A representação da natureza na pintura e na fotografia brasileiras do século XIX. En Annateresa Fabris (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 2008 (Col. Texto & Arte).
CASTRO, Teresa. O esplendor do atlas: fotografia e cartografia visual do Império no limiar do século XX. In: VICENTE, Filipa L. (org.) O império da visão. Fotografia no contexto colonial português. Lisboa: Edições 70, 2014.
CHEVRIER, Jean-François. La fotografía en la cultura del paisaje. In: ______. La fotografía entre las bellas artes y los medios de comunicación. Barcelona: Gustavo Gili, 2006.
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista. São Paulo. v. 16. n. 2. p. 131-173. jul./dez. 2008.
DEL CASTILLO TRONCOSO, Alberto. Rodrigo Moya. Una mirada documental. Ciudad de México: Instituto de Investigaciones Estéticas (UNAM); El Milagro; La Jornada, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: 34, 2013.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012.
ESCOBAR, Arturo. La invención del Tercer Mundo. Construcción y desconstrucción del desarrollo. Caracas: Fundación Editorial El Perro y la Rana, 2007.
FONTCUBERTA, Joan (2011). Indiferencias fotográficas y ética de la imagen fotoperiodística. Barcelona: Gustavo Gilli.
GROBET, Lourdes. Imágenes de miseria: folclor o denuncia. In: MARZO, Jorge Luis (ed.) Fotografía y activismo (2006). Textos y prácticas (1979-2000). Barcelona: Gustavo Gili.
KRAUSS, Rosalind. Os espaços discursivos da fotografia. In: ______. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: 34, 1994.
LEFEBVRE, Henri. La producción del espacio. Madrid: Capitán Swing, 2013.
LIMA, Solange Ferraz de. O circuito social da fotografia: estudo de caso II. In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 2008. (Col. Texto & Arte).
LÓCIO, Airson Bezerra. Além da Califórnia. Brasília, 1999.
MACEDO, Odomaria Rosa Bandeira; ASSIS, Antonio Carlos Coelho; EGÍDIO, Chico. Euvaldo Macedo Filho – Fotografias. Petrolina: Gráfica Franciscana, 2004.
MACEDO FILHO, Euvaldo. Diário de viagem. [s; l]: Manuscrito, out. 1977.
MAIA, João Marcelo E. A terra como invenção: o espaço no pensamento social brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes. Ensaios sobre história e fotografias. Rio de Janeiro: EDUFF, 2008a.
MAUAD, Ana Maria. O olhar engajado: fotografias contemporâneas e as dimensões políticas da cultura visual. ArtCultura. Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 33-50, jan.-jun. 2008b.
MITCHELL, W. J. T. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
NEVES, Zanoni. Navegantes da integração. Os remeiros do rio São Francisco. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
O SÃO FRANCISCO, a razão e a loucura. Entrevista de Dom Luiz Flávio Cappio. Estudos Avançados. São Paulo, v.20, n. 56. jan.-abr. 2006.
Realidade. O Vale da Esperança. São Paulo: Abril, ano VI, n. 72, mar. 1972.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Trad. Constância Egrejas. São Paulo: SENAC, 2009.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP, 2009.
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO. Catálogo da Exposição “Imagens, vestígios do tempo: fotografias de Euvaldo Macedo Filho”. Petrolina: SESC, 2014.
SIMMEL, George. Filosofía del Paisaje. In: ______. El individuo y la libertad. Ensayos de crítica de la cultura. Barcelona: Península, 1986.
SIQUEIRA, Ruben. Tramas da imagem, percursos de um Rio-Povo. In: ZINCLAR, João. O rio São Francisco e as águas no sertão. Campinas: Silvamarts Gráfica e Editora, 2010.
SIQUEIRA FILHO, José Alves de. Flora das Caatingas do Rio São Francisco: História natural e conservação. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2012.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Argos, 2004.
SUASSUNA, João. A transposição do rio São Francisco da perspectiva do Brasil real. São Paulo: Porto de Ideias, 2010.
TAGG, John. El peso de la representación. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.
ZARUR, Jorge. A Bacia do Médio São Francisco. Rio de Janeiro: IBGE, 1946.
ZINCLAR, João; Sant’Anna, Flademir. Documentário sobre o Rio São Francisco. [s; c] [s; e], 2005.
______. O rio São Francisco e as águas no sertão. Campinas: Silvamarts Gráfica e Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.