Brasil, 1833: A descoberta da fotografia revisitada - DOI 10.5216/vis.v2i1.17891
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v2i1.17891Resumo
Esse artigo examina a fotografia como um caso particular de descoberta múltipla, investigando-se detalhadamente o processo fotográfico desenvolvido pelo francês Hercule Florence na primeira metade do século 19 no Brasil, de forma simultânea, e independente, a outros processos desenvolvidos sobretudo na Europa. A partir da análise de seus manuscritos e de outros documentos originais do período e combinando elementos da teoria mertoniana da descoberta e dos estudos sociais da ciência, argumento que as circunstâncias periféricas locais de produção estão incorporadas na forma final do processo de Florence: um processo fotográfico sem o uso da câmera escura.
Palavras-chave: história da fotografia, história da ciência, descobertas múltiplas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.