Metamorfose híbrida, percepção do tempo-espaço: uma tentativa de compreender a essência da arte, o ato humano de ressignificar compulsivamente diante da arte
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.39168Resumo
Este artigo procura dialogar sobre o que é arte, sob a perspectiva semiótica de Peirce, encontrando em artistas como Jan Svankmajer, Marcel Duchamp, Salvador Dalí entre outros possíveis argumentos que levam a uma nova percepção da arte, sua funcionalidade técnica e simbólica e o processo de continuidade a que é colocada a obra na sua função enquanto signo. Para tal análise levamos em consideração o processo criativo da obra até sua condição perante o espectador, considerando os signos construtivos e perceptivos que fazem com que 'algo' se encontre na condição de arte.
Palavras-chave: Hibridismo, semiótica, percepçãoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.