Histórias em quadrinhos, filosofia pop e filosofia política: a América da Liberdade versus os Estados Unidos da Verdade em “Uncle Sam”
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v14i2.38725Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a minissérie em quadrinhos U.S. Tio Sam, de Steve Darnall e Alex Ross (1998), a partir da filosofia pop de McLaughlin (2005) e Goodenough (2005), e da filosofia política de John Rawls (2000) e Robert Nozick (1991). Primeiramente, o estudo foca na descrição da obra para, em seguida, apresentar as perspectivas filosóficas que servem de aporte teórico analítico. A fundamentação teórica baseia-se em autores como: Eco (1993), Mix (1997), Eisner (1999), Moya (1994; 2003), McLaughlin (2005); Goodenough (2005), Vergueiro e Ramos (2009), dentre outros. A leitura filosófica a partir das ideias de Rawls (2000) e Nozick (1991) ocorre mediante a interpretação de temas extraídos da história em quadrinhos.
Palavras-chave: Quadrinhos, filosofia pop, filosofia política
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