“2086”: a imagem entre a vigilância e a contemplação
Resumo
Este artigo relata o processo de concepção e realização do vídeo “2086” (2012) com os alunos de um curso de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Isolamos um dos elementos que inscrevem a imagem – a sua captação pela câmera – e o utilizamos como um componente de linguagem. Em oposição à “imagem imersiva” da Realidade Virtual, nomeamos essa imagem “emersiva”. Contradizendo a ideia de transmissão imediata, ela torna a imagem em vídeo em um momento de transformação. Chamamos o grupo de Perímetro Móvel.
Palavras-chave: vídeo-vigilância, imagem emersiva, Perímetro Móvel
Downloads
Referências
“Velho mito da imagem total, que remonta a um passado distante, talvez ao nascimento mesmo das imagens, às origens da ideia de representação (‘Um mundo à sua imagem’). Uma ideia divina, como todos sabem.” (DUBOIS, 2004, p. 53)
"Em suma, a dimensão mimética da imagem corresponde a um problema de ordem estética, e não é sobredeterminada pelo dispositivo tecnológico em si mesmo. Todo dispositivo tecnológico pode, com seus próprios meios, jogar com a dialética entre semelhança e dessemelhança, analogia e desfiguração, forma e informe. A bem da verdade, é exatamente este jogo diferencial e modulável que é a condição da verdadeira invenção em matéria de imagem: a invenção essencial é sempre estética, nunca técnica." (DUBOIS, 2004, p. 57)
. "A retórica indexical do passado fotoquímico pré-digital do cinema, portanto, sobrevive na era digital, ainda que relançada sob a forma da indexicalidade temporal da imagem vigilante em tempo real.” (LEVIN, 2009, p. 190)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.