A figura do bricoleur em práticas artísticas - DOI 10.5216/vis.v12i2.34486
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v12i2.34486Resumo
A arte como processo e reflexo do momento vivido, lida muitas vezes com as questões referentes ao seu contexto e com os materiais disponíveis no cenário atual. Em uma sociedade marcada pelo consumo e pela efemeridade, esse artigo promove uma reflexão sobre o uso de produtos descartados e coletados em trabalhos de artistas visuais.O bricoleur surge nesse contexto como figura central paraa compreensão e análise de algumas das muitas práticas artísticas realizadas recentemente. Por meio da bricolagem, artistas como Joseph Cornell, Farnese de Andrade, Amanda Mei e Courtney Smith realizaram trabalhos de teor híbrido que refletem o momento vivido e as questões contidas nos materiais disponíveis do cenário atual.
Palavras-chave:Objetos, bricolagem, práticas artísticas
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.