Only the strong: a aventura global da capoeira no cinema - DOI 10.5216/vis.v12i2.34477
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v12i2.34477Resumo
A capoeira é um tipo de luta, jogo e dança de origem afrobrasileira que nas últimas décadas obteve grande expansão mundial. Parte do sucesso na globalização dessa forma de arte resulta da sua inserção no cinema norte-americano, em particular com a produção, nos anos noventa, do filme Esporte Sangrento. Foi através do filme que milhares de jovens, em todo mundo, sentiram-se motivados a iniciar a capoeira. Este artigo procura questionar como foi representada a capoeira no filme e perceber que elementos da cultura global norte americana foram mobilizados para apresentar a capoeira ao público internacional. Urge ainda saber de que forma o filme influenciou os novos praticantes fora do Brasil. Para obter estas respostas, far-se-á a análise do filme Esporte Sangrento e apresentar-se-á um estudo de caso em que se analisa o percurso de um grupo de capoeira na Polônia, cujo trajeto foi iniciado a partir do visionamento do filme.
Palavras-chave: Capoeira, cinema, globalização
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.