Outras leituras e visualidades na formação docente em arte - DOI 10.5216/vis.v11i2.30688
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v11i2.30688Resumo
O presente artigo aborda a formação docente sob uma perspectiva da inclusão de histórias pessoais. Por meio de uma reflexão crítica acerca das múltiplas possibilidades de apreensão das visualidades no mundo contemporâneo, busca-se apresentar uma avaliação sobre os procedimentos comuns presentes nos processos de formação docente em arte. Muitas vezes, por tomar como base unicamente a transmissão de conteúdos, as referências pessoais do leitor e sua repercussão no ato da compreensão estão geralmente ausentes destes processos, o que acarreta a ausência daquele que está envolvido no processo de compreensão da imagem, de si e do mundo via educação. Em contraposição a esta perspectiva, são apresentadas propostas que possibilitem uma melhor conexão entre os lugares, as vivências pessoais e o conhecimento legitimado sobre arte e de tantas outras visualidades que permeiam nosso cotidiano.
Palavras-chave: Objeto, memória, formação docente em arte visual
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.