Outras leituras e visualidades na formação docente em arte - DOI 10.5216/vis.v11i2.30688

Autores

  • Ronaldo Alexandre de Oliveira UEL/PR

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v11i2.30688

Resumo

O presente artigo aborda a formação docente sob uma perspectiva da inclusão de histórias pessoais. Por meio de uma reflexão crítica acerca das múltiplas possibilidades de apreensão das visualidades no mundo contemporâneo, busca-se apresentar uma avaliação sobre os procedimentos comuns presentes nos processos de formação docente em arte. Muitas vezes, por tomar como base unicamente a transmissão de conteúdos, as referências pessoais do leitor e sua repercussão no ato da compreensão estão geralmente ausentes destes processos, o que acarreta a ausência daquele que está envolvido no processo de compreensão da imagem, de si e do mundo via educação. Em contraposição a esta perspectiva, são apresentadas propostas que possibilitem uma melhor conexão entre os lugares, as vivências pessoais e o conhecimento legitimado sobre arte e de tantas outras visualidades que permeiam nosso cotidiano.

Palavras-chave: Objeto, memória, formação docente em arte visual

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

DE OLIVEIRA, R. A. Outras leituras e visualidades na formação docente em arte - DOI 10.5216/vis.v11i2.30688. Visualidades, Goiânia, v. 11, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/vis.v11i2.30688. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/30688. Acesso em: 21 fev. 2024.