La cultura visual en los procesos de documentación sobre cómo los jóvenes aprenden dentro y fuera de la escuela secundaria - DOI 10.5216/vis.v11i2.30686
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v11i2.30686Resumo
La cultura visual ha transitado desde la academia a la escuela y lo ha hecho mediante apropiaciones, transformaciones, variaciones y controversias. En este recorrido ha pasado de ampliar los artefactos que median modos de aprender –dentro y fuera de la educación de las artes visuales- a aportar un marco –epistemológico y metodológico- que permite construir modos de narrar experiencias de relación pedagógica. Tomando como punto de partida el esbozo de este trayecto, en este artículo se presenta una concepción de la cultura visual expandida vinculada a procesos de documentación y narración. Para ilustrar su sentido se han tomado evidencias del trabajo de campo que ha tenido lugar en la investigación etnográfica (IN-OUT) realizada con jóvenes de educación secundaria en torno a cómo aprenden, se expresan y relacionan dentro y fuera de la escuela. Todo ello con la finalidad de desvelar los discursos que naturalizan la mirada y conforman subjetividades y espacios para la acción.
Palabras-clave: Cultura visual, investigación etnográfica, documentación en educación
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.