L’internet et la culture visuelle contemporaine: le partage de l’esthétique et du politique dans les musées à l’ère de la globalisation - DOI 10.5216/vis.v11i1.28189
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v11i1.28189Resumo
Este texto explora a utilização que alguns museus fazem das mais atuais descobertas tecnológicas e de comunicação. O exame de alguns acontecimentos mediáticos recentes permitirá medir a importância que os museus consagram aos novos espaços de exposição: as exposições virtuais e as reproduções em altíssima definição. Apoiando-se em casos recentes que demonstram como são geradas as controvérsias com respeito às obras de arte contemporâneas, veremos como os museus, na era da globalização, podem efetivar o convívio entre a política e a estética na mediação das obras de arte.
Uma atenção particular será dada à apresentação na Internet de uma obra do artista contemporâneo Chris Ofili, chamada No Woman, No Cry e selecionada pela Tate Britain no Google Art Project. Alguns estudos de caso, que datam de 2011, demonstram como o museu reconduz, na Web, os princípios de práticas que ele aplica, já há bastante tempo, nas salas de exposição e nas mensagens direcionadas ao público. Eles indicam, também, as transformações profundas que os sites Internet podem operar na apresentação de imagens em geral e, em particular, de obras de arte.
Palavras-Chave: Cultura Visual, museus, internet, Google Art ProjectDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.