Educações da visão: estratégias relacionais na cultura visual - DOI 10.5216/vis.v10i1.23087
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v10i1.23087Resumo
Este artigo está organizado em três partes. Através de exemplos do século XX na educação das artes visuais na Escandinávia, a primeira parte, “Indagações Epistemológicas”, discute como a construção histórica e social de estratégias modernas dominantes de visão ocorreram. A segunda parte, “Redescrições Experimentalistas”, utiliza o pensamento pós-estruturalista feminista sobre cultura visual numa tentativa de explorar compreensões alternativas de cultura visual. Na terceira parte, “Educações da Visão na Modernidade Tardia”, socialização e auto criação são propostas como duas funções educacionais diferentes, mas, suplementares, nas quais a educação visual contemporânea inspirada em abordagens epistemológicas e experimentalistas buscaria cumprir essa meta.
Palavras-chave: Indagações epistemológicas, redescrições experimentalistas, educação da cultura visual
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.