Lightning Bolt: ecologia de imagens, ruídos e sonoridades extremas - DOI 10.5216/vis.v9i2.19859
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v9i2.19859Resumo
O artigo se detém, exclusivamente, no vídeo “Dracula
Mountain”, para a música homônima do duo de noise-rock
norte-americano Lightning Bolt. A intenção, de fato, é bastante
restrita: trata-se de descrevê-lo e problematizá-lo, pensando-o
em contraponto à sonoridade e à performance musical da
banda. Ao final, sustenta-se que o vídeo é sintoma e fruto de
uma ecologia midiática muito particular e contemporânea, na
qual produtos e gêneros (musicais e audiovisuais), bem como
hábitos de consumo (musicais e audiovisuais), são refeitos e
(re)potencializados, às vezes invertidos.
Palavras-chave: Noise-rock, audiovisual, ecologia da mídia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.