Ecologias híbridas: interações entre organismos artificiais e naturais em ambientes telemáticos - DOI 10.5216/vis.v9i2.19847
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v9i2.19847Resumo
A presente comunicação trata do registro e análise de dois projetos em arte telemática realizados em 2011 que tiveram a participação do NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos - Escola de Belas Artes – UFRJ, laboratório de pesquisa coordenado pelos professores Dr. Carlos (Guto) Nóbrega e Dra. Maria Luisa Fragoso, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais. Ambos projetos envolveram a criação de sistemas artificiais para interatividade em ambientes telemáticos. O texto apresenta pontos relevantes nos dois projetos, suas relações, ressonâncias e desdobramentos. O foco de nossa análise se encontra no processo de invenção de interfaces artificiais, suas hibridações, complexidade e modos de interação e presença no contexto de trabalhos de arte telemática.
Palavras-chave: Interação, presença, telemediação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.