O emblemático Café : a Exposição do Mundo Português de 1940
Resumo
Uma obra de arte é sempre misteriosa e, por mais estudada que venha a ser, nunca obtemos todas as respostas a seu respeito. Há uma ética da obra, daquilo que mostra e ensina. Ética rebelde às interpretações fáceis. Talvez possamos dizer o mesmo sobre uma exposição. Ritual de celebração e comunicação específico, em que convivem muitas obras, envolvidas por algum nexo externo a elas. É justamente a conjunção de uma obra com uma exposição que interessou por anos a historiadora Luciene Lehmkuhl: Café, óleo sobre tela Cândido Portinari de 1935 e a Exposição do Mundo Português, inaugurada em julho de 1940, em Lisboa. O evento foi criado para celebrar o nascimento do Estado português e suas conquistas históricas. (...)Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.