A charge como agente transformador da realidade: uma análise de sentido do humor gráfico de Henfil no livro “Diretas Já!” - DOI 10.5216/vis.v8i2.18284
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v8i2.18284Resumo
Henfil foi um dos mais importantes cartunistas do Brasil. Sua vasta obra marcou o período em que a ditadura militar esteve no poder. O presente trabalho procura depreender a ideologia que orientava as suas charges. Para tanto realizamos um breve histórico do humor político e da charge do autor. Demonstramos como o riso crítico pode iniciar a derrocada de uma instituição e potencializar a criação de uma nova. A metodologia adotada para examinar a ideologia das charges de Henfil foi a semiótica de Greimas.
Palavras-chave: Henfil, charge, humor
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.