Bioarte brasileira: as poéticas da vida artificial
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v8i1.18238Resumo
Esta pesquisa objetiva mapear a produção brasileira contemporânea de uma das correntes da ciberarte, a chamada bioarte, mais especificamente a vertente da “arte da vida artificial”. Essa vertente é inspirada nos processos dinâmicos dos sistemas biológicos, baseada em computação evolutiva que promove a emergência de sistemas artificiais, dinâmicos e autosustentáveis,denominados de vida artificial. A pesquisa ainda analisará as propostas poéticas destes artistas com ênfase na verificação das formas e níveis de interação destas obras, considerando as chamadas interação endógena, exógena ou mista. Paralelamente à investigação teórica será desenvolvida uma poética em bioarte que objetivará explorar as múltiplas possibilidades interativas de um sistema baseado em algoritmos evolucionários.
Palavras-chave: Bioarte, vida artificial, arte e tecnologia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.