Desdobramentos da escultura goiana a partir das obras de Gustav Ritter
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v8i1.18237Resumo
A pesquisa tem como objetivo estudar a escultura goiana, a partir da análise das obras do escultor alemão Gustav Ritter (1904-1979), que se radicou em Goiânia em 1949. Ritter trouxe para a cidade uma visão moderna do objeto tridimensional dotado de formas abstratas. Tais características influenciaram os artistas goianos a partir da década de 1960. Nossa proposta é catalogar as obras de Gustav Ritter, estudar sua influência e participação na fundação da Escola de Belas Artes da Universidade Católica de Goiás em 1952, investigando ao mesmo tempo sua carreira de professor na cadeira de escultura do Instituto de Belas Artes da Universidade Federal de Goiás em 1957. Serão desenvolvidas pesquisas nos acervos particulares e públicos (museus e jornais) de Goiânia, além de entrevistas (ex-alunos, amigos e parentes), e pesquisa em publicações referentes à Ritter e à escultura abstrata.Palavras-chave: Tridimensionalidade, escultura moderna goiana, arte abstrata.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.