As narrativas visuais de um artista da moda
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v8i1.18232Resumo
O presente estudo visa investigar o processo criativo, os componentes visuais e as manifestações de sentidos nas narrativas visuais criadas pelo artista mineiro Ronaldo Fraga. Os “minidramas”, assim como define o artista, serão analisados através de coleções de moda que contemplam temas referentes à cultura popular brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Nara leão. O estudo minucioso de criações vestimentares, imagens fotográficas, vídeos de desfiles e entrevista com o artista nortearão a pesquisa. A investigação se dará pela intencionalidade de elaboração conceitual das coleções, bem como da produção das mesmas em um sistema de ateliê, que promove a criação de vestimentas com características do feito à mão, sintetizando sensível carga poética e emocional.Palavras-chave: Ronaldo Fraga, criação de moda, narrativa visual
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.