Turmas de bate-bolas do carnaval contemporâneo do Rio de Janeiro: diversidade e dinâmica - DOI 10.5216/vis.v7i2.18189
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v7i2.18189Resumo
Os bate-bolas são considerados personagens tradicionais nos carnavais populares do Estado do Rio de Janeiro. Apresentando-se inicialmente como foliões isolados, eles passaram a se organizar em grupos, conhecidos como “turmas”, que apresentam considerá-veis diferenças entre si. A variedade de trajes e comportamentos dessas turmas, entretan-to, costuma ser criticada como uma espécie de desvirtuamento de um formato “tradicional”. Este artigo reúne alguns aspectos de uma experiência de pesquisa realizada com turmas de bate-bolas do Rio de Janeiro entre os anos 2006 e 2008. As observações e registros relatados, referentes ao estado da manifestação na ocasião, possibilitam que se compreenda as turmas de bate-bolas à luz das tensões e disputas de poder que incluem o próprio significado da brincadeira.Palavras chave: Bate-bolas, Carnaval, Rio de Janeiro
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.