Imagem cinematográfica e artes visuais: possibilidades de entrecruzamentos no ensino das artes visuais - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18088

Autores

  • Aline Nunes da Rosa UFG
  • Marilda Oliveira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18088

Resumo

O presente artigo constitui-se a partir de considerações e problematizações surgidas no curso de Licenciatura em Artes Visuais, da UFSM, durante a realização do projeto de estágio supervisionado, desenvolvido com educandos do Ensino Médio. O estudo busca refletir a respeito das possíveis inter-relações entre a imagem cinematográfica e o ensino das artes visuais, bem como de suas possibilidades de inserção em propostas de ação pedagógica, realizadas com educandos do nível médio. Esta pesquisa buscou investigar algumas proposições do cinema e suas potencialidades de leitura no âmbito pedagógico, sustentada na relevância deste mote para os diferentes contextos em que estão inseridos os educandos na atualidade. Deste modo é fundamental que se problematize o que é consumido culturalmente pelos alunos, passando obrigatoriamente pelos filmes aos quais se interessam, em geral, o cinema Hollywoodiano, a fim de fomentar junto aos educandos um olhar crítico-reflexivo a respeito do universo imagético em que estão imersos.

Palavras-chave: Ensino das artes visuais, imagem cinematográfica, artes visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-04-18

Como Citar

NUNES DA ROSA, A.; OLIVEIRA DE OLIVEIRA, M. Imagem cinematográfica e artes visuais: possibilidades de entrecruzamentos no ensino das artes visuais - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18088. Visualidades, Goiânia, v. 6, n. 1 e 2, 2012. DOI: 10.5216/vis.v6i1ei2.18088. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18088. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

GT3 - Culturas da imagem e processos de mediação