Um olhar ‘formatado’ - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18087

Autores

  • Raimundo Martins UFG
  • Alexandre Pereira
  • Kelly Bianca Clifford Valença

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18087

Resumo

Na sociedade contemporânea os recursos visuais têm sido potencializados pela sobrecarga de imagens que inundam as várias dimensões da vida humana influenciando comportamentos, induzindo preferências e simulando desejos e expectativas. Este trabalho trata de uma perspectiva educativa para a cultura visual que entende interpretação e compreensão de imagens como processos que refletem repertórios de vida e subjetividades. A educação para cultura visual deve privilegiar a busca pela desnaturalização de modelos hegemônicos, riscar espelhos tortos da “normalidade” e falar sem discriminação de diferenças, identidades e alteridades. Deve, ainda, falar de posições alternativas, empoderadas e des-hierarquizadas de sujeitos e suas representações polifônicas em máxima pluralidade. Este artigo (re) discute efeitos de poder, modos do ver e regimes de saber/ver como discursos que traspassam as imagens e apresentam temporalidades mais democráticas, legitimadas pelos que coabitam nas margens. Finalmente, dialoga com imagens da contemporaneidade tentando dissolver resistências que ainda afirmam a crença na existência de interpretações “corretas” formais e universais sem questionar “quem” estabelece o modo correto de interpretar. Propomos uma educação para a cultura visual que, sobretudo, opere desconstruções e reconstruções nos nossos modos de ver e lidar com imagens na contemporaneidade das salas de aula.

Palavras-chave: Cultura visual, educação, imagem

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Publicado

2012-04-18

Como Citar

MARTINS, R.; PEREIRA, A.; CLIFFORD VALENÇA, K. B. Um olhar ‘formatado’ - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18087. Visualidades, Goiânia, v. 6, n. 1 e 2, 2012. DOI: 10.5216/vis.v6i1ei2.18087. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/18087. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

GT3 - Culturas da imagem e processos de mediação