Perturbar la historia del arte desde el lugar de la espectadora: las aportaciones de Pollock y Bal a los estudios visuales - DOI 10.5216/vis.v4i1ei2.18000
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v4i1ei2.18000Resumo
En este texto hago un recorrido a través de algunas de las aportaciones que Griselda Pollock y Mieke Bal han realizado a una historia/teoría crítica del arte que contempla la permanente resignificación del campo visual a través de las prácticas dialógicas de lectura/escritura, visión/revisión. Mi aportación consiste en construir elementos dialógicos entre los textos y las conceptualizaciones de ambas historiadoras/críticas culturales que permiten definir el ‘lugar de la espectadora’ como un sitio desde el cual generar una perspectiva radical de la diferencia sexual en el campo visual. Escribir produciendo encuentros entre los textos de Pollock y Bal abre posibilidades para desestabilizar la historia del arte tanto en los lugares de la práctica artística como en los espacios de la visualización, logrando que la trasgresión semiótica pueda ubicarse en ambos lados y consecuentemente, que podamos revisar el pasado desde las políticas de visión y de producción visual del presente, densificando nuestra memoria cultural.
Palabras clave: políticas de la visión, diferencia sexual, historias críticas del arte
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.