VIGABATRINA: MECANISMO DE AÇÃO, EFEITOS FARMACOLÓGICOS, ESTUDOS CLÍNICOS E REAÇÕES ADVERSAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v6i3.7593Palavras-chave:
Vigabatrina, Antiepilépticos, Toxicidade Ocular, Intoxicação.Resumo
A vigabatrina é um análogo estrutural do ácido ?-aminobutírico usado no tratamento da síndrome de West, uma forma de epilepsia grave específica da infância, que se caracterizam pela tríade espasmos, atraso neuropsicomotor e hipsarritmia ao eletroencefalograma. O objetivo do presente trabalho foi conduzir uma revisão de literatura sobre os aspectos farmacológicos da VGB, incluindo o mecanismo de ação que possa explicar os efeitos neurotóxicos e a toxicidade aguda e em longo prazo. Métodos: Para tanto foi realizada uma revisão da literatura usando as palavras-chaves vigabatrina, antiepilépticos, toxicidade ocular e intoxicação, por intermédio do MEDLINE e LILACS. A busca inclui todos os artigos publicados no período entre 1937a 2008. Resultados: Ainda existem muitas questões sem respostas sobre a farmacologia da VGB e a fisiologia dos efeitos tóxicos dessa substância. A simples descrição do mecanismo de ação é insuficiente para explicar todos os efeitos induzidos pela VGB. Conclusão: Existem poucas informações na literatura sobre a farmacologia e o mecanismo de ação da VGB que possam explicar os efeitos neurotóxicos e outros efeitos. São necessários mais estudos para que o profissional de saúde possa obter informações e conhecimento, a fim de combater os efeitos tóxicos da VGB. 10.5216/ref.v6i3.7593Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-29
Como Citar
SILVA, E. P.; FREITAS, R. M. VIGABATRINA: MECANISMO DE AÇÃO, EFEITOS FARMACOLÓGICOS, ESTUDOS CLÍNICOS E REAÇÕES ADVERSAS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 6, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/ref.v6i3.7593. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/7593. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.