AÇÃO DE EXTRATO HIDROALCÓOLICO DE UVAS PRETAS (Vitis vinifera) EM ERITRÓCITOS HUMANOS E SOBRECARGA OXIDATIVA POR terc-BUTIL HIDROPERÓXIDO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v5i2.5159Palavras-chave:
tert-butilhidroperóxido, vitis vinifera, extratos vegetaisResumo
Analisou-se a ação oxidante do terc-butilhidroperóxido (tBHP) em eritrócitos humanos tratados com a ação antioxidante do extrato de cascas de V. vinifera. Os eritrócitos foram ressuspensos em PBS em um volume globular de 40%, e submetidos à ação pró-oxidativa do tBHP por 15-30 min, com ou sem incubação prévia com extrato hidroalcóolico de uva. A formação de corpos de Heinz pelo tBHP foi inibida e o GSH depletado pelo tBHP foi mantido na presença do extrato da uva. Os resultados obtidos sugerem o efeito antioxidante dos flavonóides, dos taninos e das antocianidinas encontrados no extrato hidroalcóolico de cascas de uvas pretas. 10.5216/ref.v5i2.5159Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-04
Como Citar
COMAR, S. R.; NASCIMENTO, A. J.; NAKASHIMA, T.; MIGUEL, O. G.; LEONART, M. S. S. AÇÃO DE EXTRATO HIDROALCÓOLICO DE UVAS PRETAS (Vitis vinifera) EM ERITRÓCITOS HUMANOS E SOBRECARGA OXIDATIVA POR terc-BUTIL HIDROPERÓXIDO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 5, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/ref.v5i2.5159. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/5159. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.