PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL APLICADO À ATENÇÃO FARMACÊUTICA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.36731Palavras-chave:
Assistência farmacêutica, gestão em saúde, planejamento estratégico situacional, atenção farmacêutica, doenças crônicas não transmissíveis.Resumo
O objetivo deste estudo de caso é relatar e avaliar a construção do plano operativo para implementação da atenção farmacêutica na rede básica de saúde do município de Tapera, Rio Grande do Sul. Dentre as dificuldades vivenciadas pela assistência farmacêutica na unidade de saúde o problema prioritário foi a má adesão ao tratamento medicamentoso por parte dos usuários. A metodologia adotada como proposta de intervenção foi a concepção matusiana do Plano Estratégico Situacional (PES), incluindo os momentos explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional A imagem-objetivo projetada pelos atores que discutiram o PES foi a monitorização adequada dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, com quadros clínicos compensados, fator determinante para o aumento da expectativa e da qualidade de vida, além da diminuição de agravos e de custos para o sistema de saúde. A integração do profissional farmacêutico na rotina de atendimento aos hipertensos e diabéticos após a implementação do PES, por meio da orientação farmacêutica, resultou no desenvolvimento de ações conjuntas, com a equipe de saúde da família, otimizando a adesão ao tratamento farmacológico e promovendo o uso racional de medicamentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-31
Como Citar
GIACOBO, S. T.; BARELLI, C. .-.; GONÇALVES, C. B. C.; HAHN, S. R. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL APLICADO À ATENÇÃO FARMACÊUTICA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.36731. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36731. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.