“AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CÁPSULAS DE GUARANÁ (Paullinia cupana Kunth), MANIPULADAS E COMERCIALIZADAS POR FARMÁCIAS MAGISTRAIS”
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v11i3.29963Palavras-chave:
produção e controle de medicamentosResumo
A qualidade de insumos farmacêuticos e medicamentos é uma questão imprescindível para o sucesso da terapêutica. Nesse sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) têm, ao longo dos anos, estabelecido normas para regular os fornecedores de insumos, indústrias farmacêuticas e farmácias de manipulação e drogarias. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de cápsulas de guaraná (Paullinia cupana) manipuladas em farmácias de manipulação da cidade de Franca, São Paulo. A qualidade do produto foi avaliada seguindo métodos farmacopéicos como referência. As cápsulas foram avaliadas quanto à padrões mínimos de qualidade e envolveram a determinação do peso médio, umidade, material estranho, teor de cafeína, desintegração e cinzas. Os resultados demonstraram que o insumo foi adequadamente identificado, estando dentro dos padrões farmacopéicos de qualidade, no entanto, os resultados obtidos com o produto final demonstraram que 2% das amostras apresentaram avarias, como cápsulas amassadas, 30% demonstraram variação no peso acima da margem aceita. Desse modo, os resultados do trabalho sugerem que embora diversas medidas estejam sendo adotadas para a qualidade, há espaço para a implementação de melhoria contínua.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-30
Como Citar
ALVES, V. G.; LEONEL, A. H.; BERRETTA, A. A. “AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CÁPSULAS DE GUARANÁ (Paullinia cupana Kunth), MANIPULADAS E COMERCIALIZADAS POR FARMÁCIAS MAGISTRAIS”. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 19, 2014. DOI: 10.5216/ref.v11i3.29963. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/29963. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.