ESTRESSE OXIDATIVO INDUZIDO POR INTOXICAÇÃO APÓS EXPOSIÇÃO AO MALATION: PAPEL DO COMPLEXO Nox2
Resumo
Malation é um dos organofosforados que apresentam efeitos neurotóxicos associado com a inativação da colinesterase, além de propriedades mutagênicas, carcinogênicas. A instalação do estresse oxidativo, devido à produção exacerbada de espécies reativas de oxigênio e/ou de nitrogênio, é apontada como um fator complicador no quadro fisiopatológico em intoxicações por xenobióticos. Os nitróxidos compõem um grupo diverso de espécies radicalares com propriedades antioxidantes. O 4-hidroxi- 2,2,6,6-tetrametilpiperidiniloxil (tempol) é conhecido como um mimetizador da SOD pela sua capacidade de sequestrar radicais livres. Em experimentos precursores, foi evidenciado que o nitróxido Tempol inibiu a translocação de p47phox no complexo Nox2 reduzindo o estresse oxidativo induzido por diferentes estímulos. Neste projeto será esclarecido minuciosamente o mecanismo de ação de nitróxidos diante do estresse oxidativo induzido por intoxicação após exposição ao malation. Os resultados encontrados poderão contribuir para que nitróxido tempol seja um protótipo de anti-inflamatório que atue através de uma via bioquímica nunca explorada por fármacos dessa classe.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-04-07
Como Citar
REIS JR, M. A.; MORAES, G. O. I.; PAULA, F. B. . A.; FIGUEIREDO, E. C.; BRIGAGÃO, M. R. P. L. ESTRESSE OXIDATIVO INDUZIDO POR INTOXICAÇÃO APÓS EXPOSIÇÃO AO MALATION: PAPEL DO COMPLEXO Nox2. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/23560. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.