Projeto de Pesquisa dos efeitos mutagênicos e citotóxicos do Confrei (Symphytum officinale) no ciclo celular de Allium cepa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v10i3.19872Palavras-chave:
Confrei, fitoterapia, Allium cepaResumo
Confrei (Symphytum officinale) é uma planta que na medicina popular tem sido usado para tratar principalmente doenças musculoesqueléticas, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésica, antiexsudativa. Entretanto, existem alguns estudos que mostram vários efeitos adversos dessa planta devido aos chamados alcalóides pirrolizidínicos, que são mutagênicos. Sendo assim, este projeto de pesquisa analisou e confirmou os efeitos citotóxicos e mutagênicos do Confrei no ciclo celular da cebola (Allium cepa). Conclui-se com o experimento que o uso oral do Confrei pode trazer graves efeitos maléficos para o organismo. 10.5216/ref.v10i3.19872Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-30
Como Citar
SOUZA DIAS, N.; CARDOSO SILVA, T.; DOS PASSOS BARCELOS FILHO, G.; FERREIRA BADREDDINE, J.; SILVA MATOZINHO, H. H.; RODRIGUES RESENDE, M.; OLIVEIRA GOMES, F. Projeto de Pesquisa dos efeitos mutagênicos e citotóxicos do Confrei (Symphytum officinale) no ciclo celular de Allium cepa. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 10, 2013. DOI: 10.5216/ref.v10i3.19872. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/19872. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.