OBTENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS ATRAVÉS DA BIOTRANSFORMAÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v9i1.17777Palavras-chave:
Biotransformações, biocatálise, produtos naturais, substâncias bioativas.Resumo
A obtenção de substâncias bioativas através de biocatálise ou biotransformações de substâncias orgânicas tem recebido crescente atenção da indústria farmacêutica. O número de patentes de processos nesta área já é considerável e vários estão em uso pela indústria. Este interesse pela técnica é devido às vantagens inerentes aos processos biocatalíticos tais como utilização de condições brandas e possibilidade de obter produtos difíceis de serem obtidos por métodos químicos. Substâncias orgânicas naturais, especialmente aquelas obtidas de plantas, tem sido utilizadas pela medicina há séculos e muitas ainda utilizadas pela indústria ainda são obtidas exclusivamente de fontes naturais. Para melhorar as propriedades farmacológicas estas substâncias podem ser modificadas estruturalmente. Isto pode ser conseguido utilizando biocatálise. Esta revisão é uma introdução ao tema e tem o objetivo de descrever de modo suscinto os procedimentos utilizados para a biotransformação de produtos naturais bem como mostrar alguns exemplos industriais. 10.5216/ref.v9i1.17777Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-04-01
Como Citar
DE OLIVEIRA, K. B.; DE OLIVEIRA, B. H. OBTENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS ATRAVÉS DA BIOTRANSFORMAÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 11, 2012. DOI: 10.5216/ref.v9i1.17777. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/17777. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.