AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES TOXICOLÓGICAS DE FÁRMACOS IN SILICO NO CURSO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA MEDICINAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v7i4.10177Palavras-chave:
Quimica Medicinal, ensino, propriedades toxicológicasResumo
As ferramentas computacionais constituem importante meio para auxiliar o entendimento de conceitos na disciplina de Química Medicinal. Neste trabalho mostra-se um roteiro de aula prática realizada dentro desta disciplina utilizando quatro fármacos com diferentes tempos de mercado e um programa web gratuito de avaliação toxicológica dos riscos mutagênico e tumorigênico, efeitos irritantes e sobre o sistema reprodutivo de compostos químicos. O objetivo foi apresentar aos alunos esta metodologia in silico atual, discutir conceitos toxicológicos com base nos resultados obtidos e analisar a importância dos estudos toxicológicos na área farmacêutica. Os fundamentos da matéria foram contextualizados e a nova abordagem mostrou-se uma ferramenta importante no processo ensino-aprendizagem. 10.5216/ref.v7i4.10177Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-16
Como Citar
BRITO, M. A. de. AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES TOXICOLÓGICAS DE FÁRMACOS IN SILICO NO CURSO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA MEDICINAL. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 7, n. 4, p. 8, 2011. DOI: 10.5216/ref.v7i4.10177. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/10177. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.